O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, hoje, o compromisso do governo federal em proteger os pequenos e médios negócios brasileiros diante das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. A iniciativa faz parte do Plano Brasil Soberano, que será implementado a partir da publicação de uma Medida Provisória (MP) e conta com apoio do Sebrae Nacional e da ApexBrasil.
Na avaliação do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o Plano Brasil Soberano “traz segurança para os pequenos negócios e beneficia diretamente Santa Catarina, o quarto estado mais prejudicado com o tarifaço”.
Lula reforçou que o governo seguirá buscando alternativas para reduzir os impactos da medida: “Vamos continuar teimando em negociar. Mas a nossa soberania é intocável. A gente está pensando em ajudar as pequenas empresas, que exportam espinafre, frutas, mel e outras coisas. Empresas de máquinas. Acho que vai ser importante para a gente mostrar que ninguém ficará desamparado pela taxação. Com muita tranquilidade, vamos continuar fazendo o que estiver no nosso alcance para minimizar o problema que foi causado conosco”, afirmou.
Vamos ter que procurar novos parceiros. Está aqui a Apex e o Sebrae [para nos apoiar]. Vamos continuar vendendo as coisas do nosso país. Se eles não querem comprar, vamos vender para outro país.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
O Plano Brasil Soberano busca proteger os exportadores brasileiros, preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e assegurar a continuidade do desenvolvimento econômico. Um dos destaques da MP é o direcionamento de R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito com taxas acessíveis, além de ampliar as linhas de financiamento às exportações. As pequenas e médias empresas também poderão recorrer a fundos garantidores para acessar o crédito, com a condição de manter o número de empregos.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que a medida é uma resposta estratégica para fortalecer a economia: “São de momentos de crise que surgem as grandes oportunidades. Com o lançamento deste crédito, abrimos um processo protetivo para a pequena economia enfrentar qualquer adversidade com este abuso da política intervencionista dos Estados Unidos com essas ‘taxações’, que têm natureza política. Com certeza, sairemos mais fortes, com o Brasil mais soberano, porque essa Pátria é do povo brasileiro”.