ASN Nacional
Compartilhe

Venezuelana recomeça a vida como empreendedora em Roraima e conquista reconhecimento do Sebrae

Norelis Madriz ficou em segundo lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023. Em sua loja ela vende produtos de outros artesãos que não conseguiram sair do país
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Formada em engenharia industrial, a artesã venezuelana Norelis Madriz veio para o Brasil em 2019 com o objetivo de recomeçar a vida após a grave crise econômica e humanitária em seu país de origem. Foi com apenas algumas mudas de roupa, a filha de apenas 10 meses, R$ 30 e poucos dólares no bolso que a empreendedora começou uma nova jornada em Roraima. Com a sua história

de superação, Norelis foi uma das finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 e conquistou o segundo lugar na categoria Microempreendedora Individual (MEI), ao conquistar o seu sustento e levar esperança para outros artesãos de seu país.

A loja ProCriArt Awekü, em Boa Vista, foi criada em 2021 e tem peças de 10 artistas e artesãos venezuelanos e indígenas das etnias Taurepang e Warao e ajuda, por meio da venda e distribuição de seu artesanato, a um grupo de pessoas que não conseguiu sair daquele país. “O idioma acaba sendo um desafio para mim, então eu me esforço para falar o máximo de palavras em português e fazer os clientes entenderem o que quero transmitir para eles sobre os objetos e variedade de peças”, ressalta a artesã.

Para sair da informalidade e abrir um MEI, a venezuelana procurou o Sebrae. “Daí em frente foi incrível, porque procurei participar de capacitações e logo passei a ser atendida pelo Sebrae Delas. Recebi consultorias em finanças, marketing digital e conheci outras mulheres empreendedoras que, sem dúvida, me deram forças para seguir em frente”, lembra. “Não foram só capacitações, mas uma espécie de ajuda psicológica, emocional”, completou.

Em 2022, foi a vez de Norelis compartilhar a sua história com outras mulheres refugiadas no abrigo da Operação Acolhida, no Dia Internacional do Imigrante em 2022. “Espero que eu seja inspiração para outras mães e para outras mulheres que desejam empreender no Brasil e no mundo”, afirmou a empresária que deseja continuar dando palestras sobre o tema do empreendedorismo. Para o futuro, a venezuelana vislumbra ter mais pontos de venda espalhados pela cidade e investir no comércio pela internet.

-

-

-

Sebrae Delas

O programa é uma iniciativa do Sebrae que apoia, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras. Saiba mais aqui.

  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios