O Salão Nacional do Turismo 2023, que acontece até domingo (17), em Brasília, é o espaço ideal para quem quer descobrir os encantos do país e ainda conhecer como o desenvolvimento dos destinos turísticos é um diferencial para a competitividade dos pequenos negócios da cadeia produtiva do setor. Para isso, o Sebrae marca presença no evento como um dos correalizadores desta 7ª edição, junto com Ministério do Turismo (MTUR), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
De acordo com o Relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, o maior estudo sobre empreendedorismo do mundo, viajar pelo Brasil e ter o seu próprio negócio são os principais sonhos dos brasileiros. A pesquisa anual é realizada pelo Sebrae em parceria com Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
De acordo com a analista de Competitividade do Sebrae Nacional Germana Magalhães a atuação do Turismo está vinculada a uma vocação territorial e à integração com outras cadeias. “É um segmento amplo e diverso, no qual a economia criativa e o artesanato oferecem insumos para uma oferta turística diferenciada, geralmente focada em experiências e vivências sensoriais. Por outro lado, também é muito comum que os projetos de turismo atendam aos negócios de alimentação, como bares e restaurantes, e aos produtores rurais, na produção associada ao turismo”, explica.
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Transformando destinos turísticos em experiências
É no Espaço Sebrae que o público brasileiro e estrangeiro vai poder conhecer a atuação da rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ART), formada por consultores especializados em apoiar a estruturação dos destinos com roteiros, circuitos, produtos e serviços turísticos, a partir de soluções, conteúdos e conexões para acelerar o desenvolvimento do turismo na localidade.
A iniciativa nasceu no Sebrae em 2022 e, em pouco mais de um ano, já impactou 200 territórios de 20 unidades federativas, em mais de 600 municípios do país. O trabalho dos agentes fomenta a governança e o empreendedorismo do turismo de experiência, incluindo nessa jornada artesãos, microempreendedores individuais (MEI), produtores rurais, donos de pequenos empreendedores e potenciais empresários.
A estratégia do Sebrae para alavancar o segmento leva em consideração as particularidades de cada local e as necessidades e demandas dos pequenos negócios do território diante do reposicionamento do Turismo na nova economia e as mudanças de comportamento dos viajantes no pós-pandemia.
“Queremos estimular a implementação e o fortalecimento de Destinos Turísticos inteligentes (DTI), que contribuem para a competitividade e sustentabilidade da região, proporcionando experiências memoráveis ao turista”, afirma a analista Germana Magalhães.
Viajando sem sair do lugar
Até domingo, o público vai poder ver de perto a riqueza, diversidade e o potencial do turismo brasileiro nos 26 estados e DF. O Salão Nacional do Turismo ocupa 25 mil m² de um dos principais cartões postais da capital federal. Na Arena BRB Mané Garrincha está montada uma estrutura dividida em cinco áreas temáticas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A expectativa é que 30 mil pessoas circulem pelo local até o fim do evento.
Com adquirir o ingresso gratuito
Para garantir a entrada gratuita ao Salão do Turismo, basta acessar o site da plataforma Sympla, selecionar o dia específico ou os três dias para participar. Após preenchimento do cadastro, o visitante receberá o ingresso por e-mail, com o QR Code. Se preferir, também pode utilizar o aplicativo da Sympla, disponível para download no APP Store ou Google Play.
Serviço
Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil
Quando: Dias 15, 16 e 17 de dezembro
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Horários: Sexta (15), das 13h às 21h; Sábado (16), das 10h às 21h; Domingo (17), das 10h às 18h
Acesso gratuito mediante apresentação de ingresso virtual disponível na plataforma Sympla.