ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae/SC realiza a 16ª edição da Semana do MEI

Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima estará em Florianópolis para a abertura oficial do evento
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Na próxima segunda-feira, 26 de maio, o Sebrae/SC realiza a abertura oficial da 16ª edição da Semana do MEI. O evento será na tenda montada no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis, e contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Também estarão presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, e a diretoria executiva do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, Fabio Búrigo Zanuzzi e Anacleto Ângelo Ortigara.

A edição de 2025 da Semana do MEI será de 26 a 30 de maio, e é voltada para microempreendedores individuais que buscam orientação para formalizar ou expandir seus negócios. Com atividades presenciais em mais de 160 municípios e programação online, a iniciativa oferece atendimento especializado, consultorias, palestras, oficinas e cursos gratuitos.

Durante os cinco dias de evento, os participantes terão acesso a orientações sobre formalização, regularização de débitos, gestão financeira, transformação digital, acesso a crédito e estratégias para aumentar as vendas. O objetivo é fortalecer o setor e promover a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo.

MEIs em Santa Catarina

Conforme levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Santa Catarina é o 6º Estado com maior número de MEIs ativos (5,4% do total brasileiro). As cinco principais atividades econômicas são promoção de vendas (37.881 MEIs), cabeleireiros, manicure e pedicure (37.307), obras de alvenaria (35.211), e comércio varejista de vestuário e acessórios (31.084).

O ranking de cidades com microempreendedores individuais no estado é liderado por Florianópolis, com mais de 64 mil MEIs (quase 10% do total). Em seguida, Joinville (58,5 mil), Blumenau (34 mil), São José (28,5 mil), Itajaí (27 mil), Palhoça (24,5 mil), Chapecó (21 mil), Jaraguá do Sul (18 mil), Balneário Camboriú (17,5 mil) e Criciúma (17 mil), fechando o ranking das top 10 cidades.

Grande Florianópolis é a região que concentra o maior volume de MEIs no território catarinense, com mais de 147 mil CNPJs ativos de pequenos negócios, sendo 55,4% deles formados por MEIs.

  • Santa Catarina
  • Semana do MEI