O Brasil tem mais de 16 milhões de empreendedores negros, de acordo com dados da pesquisa Empreendedorismo Negro no Brasil, feita pelo Sebrae em 2025 – o que representa um crescimento de 22,1% nos últimos 10 anos. Para apoiar este público no acesso a melhores condições, o Sebrae participa, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), em Salvador (BA), do Festival Afrofuturismo, maior evento de futurismo e diversidade da América Latina, que chega à sétima edição.
Neste ano, o evento aborda o tema “Ancestrais do Futuro”, inspirado no livro e estudos da autora Grazi Mendez, que cria pontes entre o passado ancestral da humanidade e o presente e suas tendências de futuro, sustentabilidade e inovação. O evento internacional ocupará equipamentos culturais no Pelourinho, transformando o Centro Histórico em uma “Cidade Futurista”.
No palco da Praça Tereza Batista, o Sebrae vai promover painéis com a participação de grandes expoentes do empreendedorismo negro para discutir temas como finanças, saúde mental, pan-africanismo e empreendedorismo. Além disso, 25 startups lideradas por pessoas negras farão exposição de suas empresas e produtos durante os dois dias de evento.
Apesar da grande quantidade de afroempreendedores no Brasil, apenas 26% estão formalizados. Por isso, o Sebrae está cada vez mais perto desse público para que eles possam entender que estamos de portas abertas para atendê-los, para ajudá-los a tornar esses negócios sustentáveis.
Fau Ferreira, gestora nacional de Afroempreendedorismo do Sebrae
A gestora ressalta que é preciso apoiar esses negócios e orientar, principalmente, para o aumento do faturamento. “São empresas de pessoas pretas que faturam apenas R$ 2.400, em média, por mês. É um público que ainda precisa muito do nosso apoio e temos nos posicionado cada vez mais perto deles com nossos produtos e serviços”, completou Fau Ferreira.
Saiba mais
O Festival Afrofuturismo tem entrada gratuita. A programação reúne palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas e culturais, distribuídas entre a Casa Vale do Dendê e os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo, no Centro Histórico de Salvador. Reconhecido como o maior evento de futurismo, inovação e diversidade da América Latina, o Festival Afrofuturismo posiciona Salvador no mapa global da criatividade e da inovação.

