ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae Pelo Brasil em Rondônia: Projeto Pró-Catadores é destaque

Encontro reuniu, nesta quinta (4), o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, a primeira-dama estadual, Luana Rocha, e dirigentes do Sebrae em Rondônia
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, cumpriu agenda em Porto Velho nesta quinta-feira (4), dentro da programação do projeto Sebrae Pelo Brasil, que percorre as unidades federativas para impulsionar as potencialidades locais e fortalecer o empreendedorismo em todos os estados. A visita incluiu passagem pela cooperativa Catanorte, localizada na Vila Princesa (BR-364, Km 11), que atua diretamente com catadores de materiais recicláveis.

Décio Lima destacou o papel estratégico da iniciativa: “Estamos construindo uma economia que não tem mais volta. Não é possível imaginar um mundo sustentável sem reconhecer o trabalho desse público que acorda cedo para limpar as cidades e, ao mesmo tempo, gerar renda”.

O presidente do Sebrae comentou que o projeto Pró-Catadores – uma parceria entre Sebrae e o governo federal para impulsionar o acesso a políticas públicas, à capacitação e ao aperfeiçoamento profissional dos catadores – já está consolidado em 18 estados.

Rondônia foi pioneira nesse processo. O Sebrae Nacional e o Sebrae de Rondônia seguem juntos para fortalecer o cooperativismo, qualificar os catadores e ampliar as oportunidades. Nosso desafio é contribuir para um mundo sustentável e para uma economia inclusiva, que transforma vidas e melhora a sociedade.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Acompanhado pela primeira-dama e secretária estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, e por dirigentes do Sebrae em Rondônia, Décio Lima ressaltou a importância do trabalho realizado: transformar a reciclagem em renda, dignidade e oportunidade para os catadores.

O Projeto Pró-Catadores abrange todas as regiões do país. A meta nacional é beneficiar 6.770 catadores e 336 cooperativas até 2027. Em Rondônia, a adesão ocorreu em outubro de 2023 e, já em 2024, as primeiras ações foram iniciadas em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), tradicional aliada dos trabalhadores da reciclagem.

Entre as iniciativas locais, destaca-se o mapeamento e diagnóstico dos resíduos sólidos no estado, etapa essencial para identificar pontos de maior geração de lixo, estruturar a cadeia de reciclagem e orientar políticas públicas mais eficazes.

Visita consolida ações do Sebrae para criar oportunidades de inclusão social e de renda | Foto: Alessandra Castro

Outro diferencial do projeto é a possibilidade de contratação de serviços por meio de dispensa de licitação, mecanismo que garante agilidade na execução e entrega de resultados concretos à sociedade. Com execução prevista até 2027, o Pró-Catadores busca consolidar bases sólidas para a logística reversa em Rondônia, ampliando os impactos sociais, econômicos e ambientais.

“Desejamos boas-vindas ao presidente Décio, que tem sempre atendido às demandas do Sebrae em Rondônia. Essa aproximação institucional é fundamental para que o Sebrae siga apoiando as micro e pequenas empresas do nosso Estado”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia (CDE), Darci Cerruti.

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, também ressaltou a importância da visita. “Há décadas não recebíamos um presidente do Sebrae Nacional. A vinda de Décio Lima é significativa para seguirmos na estratégia de atendimento aos pequenos negócios de Rondônia e para continuar promovendo o desenvolvimento nos territórios”, afirmou.

Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site da instituição ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

  • Rondônia
  • Sebrae pelo Brasil