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Sebrae aposta em inovação para impulsionar pequenos negócios de alimentação no IFood Move

Instituição estará no maior evento presencial para restaurantes e _delivery_da América Latina, que tem como foco os donos e gestores do universo de restaurantes
Por Redação
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O segmento de Alimentos e Bebidas é responsável por 3,4 milhões de CNPJ ativos no país – desse montante, quase 97% são de micro e pequenas empresas (MPE). É mirando nesse público que o Sebrae participa, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), em São Paulo/SP, da primeira edição do IFood Move. O evento tem o objetivo de apresentar inovações, tendências e tecnologias para restaurantes e empresas do setor de alimentação que atuam com delivery.

Nesse contexto, a instituição vai divulgar e apresentar soluções próprias e desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que têm como foco aumentar a presença no mercado digital e melhorar a produtividade e gestão do negócio.

“Vamos divulgar os programas Up Digital, Decola MEI e o portal de cursos fast learning desenvolvidos com a Abrasel a partir do projeto Gastronomia Digital, que é de acesso gratuito e on-line e contém dezenas de cursos em diferentes áreas de interesse de quem empreende ou trabalha no setor”, afirma o analista de Competitividade do Sebrae Bruno Lopes. Segundo ele, a expectativa é contribuir para aumentar a produtividade dos pequenos negócios da alimentação fora do lar.

O visitante do estande do Sebrae poderá consultar essas plataformas e tirar dúvidas diretamente com os promotores. As soluções abordam temas importantes, como valorização de produtos de origem, redução de custos com energia, gestão de fornecedores, e como vender utilizando canais de delivery.

Bruno Lopes, analista de Competitividade do Sebrae

Dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, com a alta da inflação e o aumento do custo de vida, os brasileiros têm modificado seus hábitos alimentares, optando por cozinhar mais em casa. Diante desse cenário, os pequenos negócios de alimentação fora do lar precisam adotar estratégias para se manterem competitivos.

De acordo com Bruno Lopes, o delivery, a incorporação de tecnologias para otimizar a gestão do negócio e a valorização da culinária e gastronomia local são tendências do setor e podem agregar valor ao negócio. Confira desafios que, se superados, podem ampliar o potencial das empresas do setor:

  1. Ser mais produtivo e eficiente: revise processos para reduzir desperdícios e custos com energia, água e matéria-prima, sem comprometer a qualidade.
  2. Buscar produtos substitutos: mantenha a qualidade e os preços acessíveis substituindo produtos ou criando opções no cardápio.
  3. Fortalecer relações com equipe e fornecedores: negocie com fornecedores para otimizar entregas e manter a qualidade dos insumos.
  4. Observar novas oportunidades: explore novos modelos de negócio, como food trucks, e participe de festivais gastronômicos.
  5. Preocupar-se com a segurança alimentar: atenda às exigências da Anvisa e garanta a segurança e higiene dos alimentos.
  6. Contribuir para a gastronomia local: valorize ingredientes regionais e pequenos produtores para oferecer uma experiência autêntica.
  7. Associar-se a outros estabelecimentos: forme parcerias para aumentar o volume de pedidos e negocie melhores condições com fornecedores.
  8. Ser mais participativo no ambiente legal: participe de discussões legislativas que impactam o setor e colabore com entidades representativas.

Invista na sustentabilidade

A incorporação de práticas socioambientais tornou-se essencial para o setor de alimentação fora do lar. Negócios como restaurantes, food trucks e bares podem adotar práticas sustentáveis que reduzem custos, como consumir menos água, energia e matéria-prima, além de gerar menos resíduos. Isso aumenta a eficiência e melhora o posicionamento no mercado. Veja dicas:

  • Redução de desperdícios pode ser feita utilizando os três “R” (reduzir, reutilizar e reciclar), investindo em tecnologias de preparo e otimizando processos de limpeza e armazenamento. Além disso, você pode equipamentos eficientes e realizar a manutenção regular ajuda a economizar energia e água.
  • Tecnologia e eficiência também são fundamentais, com soluções que incluem desde dispensers de molhos até gestão integrada de reservas e delivery. Aplicativos como iFood são eficazes para agilizar o atendimento e melhorar a comercialização.
  • Internet e redes sociais são ferramentas essenciais para divulgação e atendimento, ajudando a manter o negócio competitivo e visível on-line.

Sobre o IFood Move

É o maior evento presencial para restaurantes e delivery da América Latina, desenhado exclusivamente para donos e gestores do universo de restaurantes, e uma imersão intensiva em conteúdos práticos, discutir tendências e criar conexões

A programação abrange palestras, workshops e painéis sobre Marketing, Inovação, Inteligência Artificial – tudo com foco no universo de restaurantes. Entre os destaques, a atleta e empresária Serena Williams e o CMP do Shake Shack, Jay Livingston, além do presidente do IFood, Diego Barreto.

Data: 25 e 26 de setembro
Local: SP Expo – São Paulo/SP
Ingressos: https://www.ifoodmove.com.br/?utm_source=google_organic&utm_content=%7C%7Cnemu_q_Ox_mUHAf

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