Para quem quer empreender, mas não sabe por onde começar, abrir uma microfranquia pode ser a solução. O segmento cresceu 12,1% em 2024 e alcançou um faturamento de R$ 70,231 bilhões. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 43% das redes de franquia operam com algum modelo de microfranquia.
Esse modelo de negócio exige investimento inicial abaixo de R$ 135 mil e costuma ser a porta de acesso de empreendedores no mercado de trabalho. Apesar do nome, elas funcionam como uma franquia em todos os aspectos, inclusive seguindo as normas da Lei do Franchising. As microfranquias costumam ter menor infraestrutura, algumas até atuando de casa ou somente na internet.
Um dos aspectos mais marcantes do setor de franchising no Brasil é a prevalência de pequenos negócios, que compõem uma parte significativa do segmento de franquias.
Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.
“Com acesso a informações e orientações, esses futuros empreendedores poderão ter mais segurança em como atuar melhor neste mercado e ainda ampliar os seus negócios”, completa Karen.
Grandes oportunidades
Em 2024, os segmentos que mais cresceram na área foram Entretenimento e Lazer (15,3%), Alimentação – Food Service (14%) e Limpeza e Conservação (13%). Segundo a ABF, outros setores também apresentam boas oportunidades, como casa e construção, hotelaria e turismo, saúde, beleza e educação.
Apesar do investimento inicial mais baixo, esse é um negócio que exige atenção, tempo e a “mão na massa” do empreendedor, que é o principal executor das atividades. O Sebrae oferece uma série de ferramentas e orientações para quem quer saber mais sobre esse tipo de negócio.
Dicas para garantir o sucesso
É recomendado conversar com franqueados e ex-franqueados para entender os detalhes da operação cotidiana. Antes de fechar o contrato, uma análise por um advogado especializado ajuda a entender os compromissos de longo prazo exigidos pelo franqueador. Na fase de implantação é essencial seguir à risca o plano de negócios e orientações da franqueadora, mas sem perder de vista a realidade local.
Muitas microfranquias são associadas à prestação de serviço ou representação comercial, embora tenhamos representantes em quase todos os segmentos de franchising. Nesse nicho, o segmento de maior predominância é o de Serviços e Outros Negócios; muito alavancado por franquias da área financeira e serviços administrativos.
Felipe Buranello, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF.
Ele explica que é preciso ficar atento a três pontos principais para garantir o sucesso com uma microfranquia. O primeiro passo é conhecer o setor de franquias – que traz muitos benefícios, mas também obrigações. Na sequência, conhecer em profundidade o segmento em que se quer atuar, público-alvo e área geográfica de atuação. E, por fim, estudar com cuidado as informações fornecidas pela rede, especialmente a Circular de Oferta de Franquias (COF).