Equipes de instituições de ensino de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo foram as grandes vencedoras da terceira edição do Desafio Liga Jovem, competição nacional de empreendedorismo e tecnologia promovida pelo Sebrae junto a estudantes de todas as regiões. Elas se destacaram entre 10 mil projetos apresentados este ano.
O anúncio foi feito nessa terça-feira (2), depois das equipes finalistas apresentarem seus projetos para uma banca de especialistas em inovação e empreendedorismo, no Hotel Grand Mercury, em Belém (PA). Participaram da final 81 equipes, com o total de 376 participantes, entre alunos e professores, de todo o país.

Os vencedores nacionais de cada categoria (Ensino Fundamental, Médio/Técnico e Superior) ganham uma viagem internacional de até dez dias, em 2026, para imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios. As equipes que ficaram em segundo lugar ganham notebooks e as que foram anunciadas em terceiro, smartphones.
A equipe da escola pública municipal João Bento de Paiva, de Itapissuma (PE), conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental. Orientados pela professora Maria Eduarda Santos da Silva, os alunos apresentaram um projeto que transforma cascas de ostras em bioplacas sustentáveis para substituir o gesso na construção civil, reduzindo impactos ambientais, promovendo economia circular e gerando uma nova fonte de renda para pescadores e marisqueiras.

Na categoria de Ensino Médio e Técnico, a vencedora foi a equipe da escola estadual Professora Josélia de Souza Silva, de Porto do Mangue (RN), que teve como orientador o professor Dalison Vitor de Souza. O trabalho premiado, Pesqueiro Sustentável, utiliza madeira de algaroba proveniente de manejo consciente para a captura da lagosta. A solução alia preservação ambiental, valorização social e geração de renda, promovendo uma alternativa ecológica, inovadora, acessível, eficiente e sustentável às comunidades pesqueiras.
Na categoria Ensino Superior, o primeiro lugar ficou com a equipe do Instituto de Tecnologia e Liderança, instituição privada de São Paulo (SP). Com orientação da professora Bruna Mayer Costa, os alunos apresentaram o projeto Sintoniza, que integra hardware e software para transformar música em vibrações e cores, permitindo que pessoas surdas e neurodivergentes sintam e aprendam ritmos.
“Sabemos do potencial dos jovens para criar soluções inovadoras e que realmente tenham o poder de transformar o ambiente onde vivem. Queremos que eles desenvolvam essas competências e assumam o protagonismo nas suas próprias vidas. Nosso objetivo maior é ajudar a melhorar essas realidades individuais e coletivas”
Paulo Ventura, analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional e gestor do Desafio Liga Jovem
Paulo Ventura destacou que este é o primeiro ano que o evento ocorre em Belém (PA): “Nós viemos para cá para beber dessa atmosfera da COP30. A gente fala muito sobre ODS, projetos sustentáveis, então foi importante vir para cá para que os estudantes conseguissem estar conectados ao que o mundo hoje vem falando, que é sobre desenvolvimento de projetos sustentáveis”.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, celebrou o engajamento de estudantes de todo o país em torno de soluções inovadoras para suas escolas ou comunidades.
“O nosso principal objetivo é cada vez mais colocar à luz da educação a importância do empreendedorismo, que traz muitas soluções para a comunidade por meio das escolas”
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará
Honra ao Mérito
Três outras equipes conquistaram reconhecimento de honra ao mérito e ganharam smartphones e certificados. Na categoria de Ensino Fundamental, o destaque foi para a equipe do EMEIEF Professor Trindade Verna, de Santa Luzia (PB). A escola pública estadual EIEEFM Zavidiaj Xikov Pi Pohv, da área rural de Ji-Paraná (RO), foi o destaque na categoria Ensino Médio/Técnico. Na categoria Ensino Superior, o reconhecimento de honra ao mérito foi dado à equipe da Universidade Estadual de Maringá (PR).
Mais sobre o Desafio Liga Jovem

Promovido pelo Sebrae, o DLJ é a maior competição nacional estudantil de empreendedorismo de impacto social e ambiental. Os finalistas receberam vale-compras de R$ 500 e participaram de uma experiência de 6 dias pela sede da COP30, proporcionando intercâmbio entre os estudantes e visitas a locais históricos de Belém.
Essa edição registrou recorde de 62.276 estudantes inscritos, superando as 54.016 inscrições de 2024. O salto também aparece no número de projetos entregues: foram mais de 5 mil projetos de inovação social submetidos nesta edição, contra mais de 3 mil em 2024, um crescimento de 60%.

Voltado a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior, a iniciativa desafia os participantes a desenvolverem soluções criativas e de impacto social para problemas da escola ou da comunidade, tendo a tecnologia como aliada (analógica ou digital). As propostas vão desde aplicativos, jogos e plataformas digitais até produtos físicos inovadores e metodologias sustentáveis.
Saiba mais sobre os vencedores da 3ª Edição do Desafio Liga Jovem:
Ensino Fundamental
1º lugar
Projeto: Bioplacas de casca de mariscos: Uma alternativa inteligente para comunidades sustentáveis
• Equipe: Bioplacas de casca de mariscos: Uma alternativa inteligente para comunidades sustentáveis
• Instituição de ensino: Escola Municipal João Bento de Paiva – Itapissuma (PE)
• Orientador: Maria Eduarda Santos da Silva
• Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade
• Descrição: O projeto transforma cascas de ostras em bioplacas sustentáveis para substituir o gesso na construção civil, reduzindo impactos ambientais, promovendo economia circular e gerando uma nova fonte de renda para pescadores e marisqueiras.
2º lugar
Projeto: HeroWatch – O Relógio Inteligente que une Tecnologia e Inclusão
• Equipe: TechLobos
• Instituição de ensino: Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo – Marechal Deodoro (AL)
• Orientador: Elaine Cristina Lopes
• Tema: Inclusão Social e Direitos Humanos
• Descrição: O HeroWatch é um relógio inteligente criado para apoiar crianças com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e suas famílias. Ele foi desenvolvido para identificar sinais de crise antes que elas aconteçam, ajudando a criança a se acalmar de forma leve e natural através de jogos interativos.
3º lugar
Projeto: Pastilhas Impactus
• Equipe: ECOLuz
• Instituição de ensino: Centro Educacional de Ibiassucê – Ibiassucê (BA)
• Orientador: Laiane Michele Silva Souza
• Tema: Saúde e Bem-estar
• Descrição: Impactus é inovação verde no combate à dengue! Pastilhas feitas de ervas naturais, simples e eficazes, embaladas em papel semente que gera vida. Um produto acessível, ecológico e pensado para proteger nossa comunidade.
Ensino Médio/Técnico
1º lugar
Projeto: Pesqueiro sustentável para pesca da lagosta
• Equipe: Pesqueiro Sustentável
• Instituição de ensino: Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva – Porto do Mangue (RN)
• Orientador: Dalison Vitor de Souza
• Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade
• Descrição: O Pesqueiro Sustentável utiliza madeira de algaroba proveniente de manejo consciente para a captura da lagosta. A solução alia preservação ambiental, valorização social e geração de renda, promovendo uma alternativa ecológica, inovadora, acessível, eficiente e sustentável às comunidades pesqueiras.
2º lugar
Projeto: EcoManguita
• Equipe: EcoSabão Jovem
• Instituição de ensino: EEEFM João Carlos Batista – Ananindeua (PA)
• Orientador: Brenda Magda do Nascimento Costa
• Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade
• Descrição: O projeto consiste na produção de sabão ecológico a partir do reaproveitamento de óleos de cozinha usados e da casca de manga, agregando valor a resíduos que normalmente seriam descartados no meio ambiente. A iniciativa alia sustentabilidade e educação interdisciplinar.
3º lugar
Projeto: Dental Eco Malva
• Equipe: Dental Eco Malva
• Instituição de ensino: Escola Estadual José Mota – Manacapuru (AM)
• Orientador: Rillary Izabelli Tavares Meireles
• Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade
• Descrição: Dental Eco Malva é uma escova produzida com o caule da Malva, usando técnica adaptada ao projeto, com resistência ideais para o uso. Manacapuru é o maior produtor de fibras e com a nossa proposta de trabalho, garante o aumento da renda, geração de emprego e diminuição dos impactos ambientais.
Ensino Superior
1º lugar
Projeto: Sintoniza – Música acessível para surdos e neuro divergentes através de vibrações, cores e tecnologia inclusiva
• Equipe: Beethoven
• Instituição de ensino: Instituto de Tecnologia e Liderança – São Paulo (SP)
• Orientador: Bruna Mayer Costa
• Tema: Inclusão Social e Direitos Humanos
• Descrição: Solução acessível que integra hardware e software para transformar música em vibrações e cores, permitindo que pessoas surdas e neuro divergentes sintam e aprendam ritmos. Sustentável e inclusivo, o Sintoniza conecta tecnologia, acessibilidade e impacto social na educação e terapia.
2º lugar
Projeto: Eco-Plant – Sustentabilidade que Cria Raízes
• Equipe: Eco-plant
• Instituição de ensino: Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) – Cáceres (MT)
• Orientador: Paula Almeida Brito
• Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade
• Descrição: EcoPlant criou o Tubete Biodegradável 2.0, feito de resíduos agroindustriais e cápsula de hidrogel da bananeira. Reflorestamento, tecnologia e créditos de carbono ao alcance do produtor.
3º lugar
Projeto: Honesta
• Equipe: drop inertia
• Instituição de ensino: Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF)
• Orientador: Edson Mintsu Hung
• Tema: Segurança Digital
• Descrição: A Honesta é uma ferramenta de verificação de golpes digitais. Com uso de inteligência artificial, ela captura o texto da tela e analisa se o conteúdo tem indícios de fraude. Caso tenha, ela avisa o usuário em tempo real. A atual implementação é por plugin B2C, com expansão para outros formatos.
Honra ao Mérito
Ensino Fundamental
Projeto: Equipe Trindade- Meu Futuro Agora
• Equipe: Trindade
• Instituição de ensino: EMEIEF Professor Trindade Verna – Santa Luzia (PB)
• Orientador: Maria Rafaela Andrade da Nóbrega
• Tema: Educação
• Descrição: O Meu Futuro Agora é um app que apoia alunos do ensino integral a organizar a rotina, conectar disciplinas ao projeto de vida, definir metas e valorizar a frequência. Com gamificação, ranking e prêmios, torna o aprendizado divertido e engajador.
Ensino Médio/Técnico
Projeto: Conecta Raízes
• Equipe: Originários
• Instituição de ensino: EIEEFM Zavidiaj Xikov Pi Pohv – Ji-Paraná (RO)
• Orientador: Alberto Gavião
• Tema: Educação
• Descrição: As comunidades indígenas já são empreendedoras há milênios através dos seus saberes ancestrais, mas faltam políticas públicas para conectar esses saberes através da Educação, é por isso que vamos desenvolver o aplicativo bilíngue Conecta Raízes.
Ensino Superior
Projeto: Projeto Asther
• Equipe: Projeto Asther UEM
• Instituição de ensino: Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR)
• Orientador: Leila Pessôa Da Costa
• Tema: Saúde e Bem-estar
• Descrição: O objetivo do Asther é desenvolver próteses mioelétricas de qualidade e baixo custo, utilizando impressão 3D para reduzir gastos e ampliar o acesso. Assim, promovemos saúde, inclusão e bem-estar, oferecendo mais autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência.

