Caminhadas, trilhas, observação da vida silvestre, cicloturismo e montanhismo são as cinco atividades mais oferecidas no setor de Ecoturismo e de Turismo de Natureza no Brasil. O segmento é uma tendência mundial que ganhou impulso na retomada turística nos últimos anos com a valorização de experiências autênticas em contato com a natureza e com a cultura local.
A analista do Sebrae Nacional Jane Costa destaca que a imensa biodiversidade e variedade de ecossistemas potencializam o ecoturismo de norte a sul do país. Segundo ela, com incentivos e promoções adequadas, o Brasil tem potencial para se destacar como um dos principais destinos de ecoturismo no mundo. “O Sebrae acredita muito nisso e tem investido em ações para capacitar e dar acesso a orientações sobre e empreendedorismo nesse segmento que tem atraído um novo perfil de viajante, que busca experiências autênticas e imersivas, que permitam vivenciar o contato com o meio ambiente e com a cultura e o modo de vida das populações locais”, ressalta.
Com esse objetivo, há quatro anos, o Sebrae criou o Polo de Ecoturismo com a proposta de ser um hub de conhecimento e tendências para que os empresários tenham acesso às informações e portifólio de soluções, contribuindo para a melhoria e inovação da gestão empresarial e das políticas públicas voltadas para o setor.
Para dar amplo acesso aos conteúdos especializados, foi lançado o Portal do Polo de Ecoturismo, onde é possível encontrar diversas soluções e produtos de inteligência de mercado, com trilhas de conhecimento estruturadas para atender empresários e profissionais, instituições e gestores públicos, incluindo toda a cadeia produtiva. Além disso, são disponibilizados estudos, pesquisas e sondagens que apoiam uma atuação estratégica de empreendedores e gestores envolvidos em atividades turísticas.
Ao se cadastrar na plataforma gratuitamente, o interessado também pode fazer parte de comunidades que abordam temas específicos, como por exemplo, Segurança e Aventura Natural; Experiência e Inovação, entre outros. Na seção Oportunidades são encontrados contatos de fornecedores cadastrados de diferentes áreas.
Panorama do Ecoturismo e Turismo de Natureza
De acordo com a pesquisa “Ecoar”, realizada no ano passado, o ecoturismo já é ofertado em 65,9% das empresas da indústria do turismo, sendo responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor.
O levantamento ainda apontou os principais desafios que são enfrentados pelos empresários para o desenvolvimento do ecoturismo no Brasil, como: a necessidade de envolvimento das comunidades locais, a gestão de impactos e a preservação do ambiente, parcerias entre as entidades públicas e as empresas para comercialização do produto ecoturismo, além da implementação de procedimentos e normas técnicas.
A pesquisa foi realizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo. No total, foram entrevistados cerca de 3,2 mil empresários do segmento.