Para gerar novas oportunidades de expansão e possibilitar a captação de clientes fora do Brasil, o Sebrae protagonizou seu apoio a mais de 90 pequenos produtores rurais e representantes de associações de produtores de todo o país com a participação na Fruit Attraction de 2024, inédita no Brasil, que termina hoje (18) em São Paulo.
A feira conta com a participação de 35 compradores de diversos países como Espanha, Estados Unidos, Canadá e Argentina. O evento é direcionado a potencializar oportunidades de negócios internacionais, troca de conhecimento e o fortalecimento de marcas do setor.
Na quarta-feira (17), o analista de agronegócio do Sebrae Nacional Victor Rodrigues Ferreira intermediou o painel “Da produção à exportação”, em parceria com o CNA/Senar, junto a outros representantes da instituição e pequenos produtores, em que foram abordados temas como soluções do polo Sebrae Agro e o projeto Agro BR, que leva os produtos de pequenos empresários para mercados estrangeiros.
“Nós somos o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas, das 40 milhões de toneladas que a gente produz no Brasil, somente 3% a 5% são exportadas. Isso nos mostra que o país tem um enorme potencial de fornecer frutas para outros continentes. O segmento da fruticultura gera trabalho para milhares de famílias da agricultura familiar em todas as regiões do Brasil. Então, o papel do Sebrae é esse, de levar empreendedorismo, de gerar emprego e renda para os pequenos produtores brasileiros”, explicou Victor.
Produtor de manga e limão há 20 anos, Vamberto Nunes da Silva, de Juazeiro/BA, conta com a parceria do Sebrae desde 2020. “O Sebrae nos ajuda com a parte técnica, com certificação e organização do nosso negócio. Com esse apoio, incrementamos novas tecnologias de produção e tivemos uma melhoria de aproximadamente 20% na nossa produção e na qualidade dos produtos.”
Já a produtora Lucélia Aparecida da Costa, da cidade de Jaboti (PR), faz parte da Associação Norte Velho (ANV), que tem quatro anos de existência e produz morangos na região. A associação tornou-se a primeira a realizar o cultivo suspenso e protegido da fruta em estufas, contando com todo o apoio do Sebrae nessa inovação.
“Além de proporcionar mais bem-estar ao produtor na hora de trabalhar, esse formato de produção melhora a qualidade do morango, deixando a fruta mais saudável e resistente para o consumidor final ”, destacou Lucelia.
Os produtores da castanha Melcaju (que faz parte da Coopercaju), Alexsandro Dantas e Cimara de Oliveira, que vieram de Serra do Mel (RN), também contam com a parceria do Sebrae na fruticultura. “Isso tem nos ajudado muito tecnicamente e agora estamos tirando as certificações necessárias, entre elas a certificação para conseguir levar o nosso produto para outros países”, pontuou Cimara.
Além das exposições de produtos dos microempreendedores, o estande do Sebrae Nacional na Fruit Attraction contou com degustação de sorvetes à base de frutas de todas regiões do Brasil e apresentou soluções da instituição para o público que deseja empreender na área da fruticultura.
O Sebrae também é agricultura
O Sebrae tem nos pequenos produtores e agricultores familiares um de seus públicos prioritários. Em quatro anos, a instituição já realizou cerca de 1,1 milhão de atendimentos em parceira com mais de 250 mil produtores rurais, a partir do desenvolvimento de programas como Juntos pelo Agro, Agronordeste, Produzir Brasil e o Brasil à Mesa.