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Pequenos produtores foram as grandes estrelas da seleção do Guia Michelin 2025

Sebrae levou para o evento mais importante da gastronomia brasileira 21 produtos de pequenos negócios
Por André Luiz Gomes
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Alho negro trufado, cumaru em semente e geleia de maracujá da Caatinga. Essas foram algumas das estrelas do menu servido, na noite dessa segunda-feira (12), na cerimônia do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2025.

Os convidados puderam desfrutar de pratos preparados com produtos artesanais, muitos com Indicação Geográfica (IG) e comprometidos com a sustentabilidade e valorização dos pequenos produtores que estão associados à plataforma Do Brasil à Mesa, do Sebrae.

Todos os pratos servidos possuíam ao menos um dos 21 produtos selecionados pelo Sebrae. O diretor-técnico da instituição, Bruno Quick, frisou que o evento promovido pela Michelin movimenta não só a gastronomia, mas também o turismo e toda a pequena cadeia de produção.

“Não há nenhum local e uma condição melhor para revelar o valor da produção no campo do que no prato de um chef. Não tem nada que agregue mais valor, é a vitrine perfeita e a experiência completa”, comentou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.

O nosso trabalho é desde a produção rural, lá nos métodos de produção, na incorporação da história e das tradições, para ter ingredientes ricos que propiciem essa criatividade dos chefs.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae.

O Guia Michelin 2025 celebrou a brasilidade na seleção Rio de Janeiro & São Paulo 2025 por meio de ingredientes e produtos típicos do Brasil, fornecidos por pequenos produtores.

Foto: Tulio Vidal.

Homenagem aos biomas e sabores brasileiros

O menu foi desenvolvido pela chef-executiva do hotel Risewood, Rachel Codreanschi, para homenagear os biomas e sabores brasileiros. No menu, além de queijos nacionais, estavam presentes diversas geleias, entre elas a de mel de cacau. Também foi possível degustar um pastel vegano de jaca, palmito pupunha com vinagrete de manga, castanha-do-pará e maracujá, além de carne de sol, moqueca e mil-folhas de mandioca.

Para sobremesa, o fruto considerado o ouro da Amazônia, o açaí, foi servido em entremet, assim como uma mousse de chocolate brasileiro com cumaru e azeite. Esses foram alguns dos sabores que compuseram o menu.

O Sebrae também montou um espaço onde os presentes podiam sentir os aromas e degustar os sabores de cafés com Indicação Geográfica de todas as regiões do país, entre eles o robusta da Região Matas de Rondônia, Caparaó, Campo das Vertentes e Região de Garça.

Foto: Tulio Vidal.

Plataforma “Do Brasil a Mesa”

A plataforma Do Brasil a Mesa funciona como uma vitrine virtual que possibilita aos pequenos produtores divulgarem produtos de origem com informações essenciais, como os contatos das empresas. O objetivo é estimular a compra de artigos com Indicação Geográfica (IG), artesanais, típicos e coloniais dos pequenos negócios do Brasil.

Atualmente, cerca de 210 empresas e 650 produtos estão na plataforma, que é resultado do Juntos pelo Agro, uma parceria do Sebrae com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

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