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Pegue carona na campanha “Compre do Pequeno” e aumente suas vendas

Confira oito dicas para movimentar seu negócio e fidelizar clientes
Por Lívia Palmieri
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O Sebrae lança nesta quarta-feira (2 de outubro), a nova edição da campanha “Compre do Pequeno” e, para preparar os donos de micro e pequenas empresas, a Agência Sebrae de Notícias selecionou algumas dicas que vão ajudar os empreendedores a ampliarem as vendas. O gerente de relacionamento com clientes do Sebrae, Ênio Pinto, comenta que o momento propício, com aumento do PIB e aquecimento da economia por si só já oferece um cenário favorável aos pequenos negócios.

Pegar uma carona em toda essa divulgação que o Sebrae vai fazer nos próximos dias é muito inteligente. Mobilizar e divulgar essa campanha de uma maneira coletiva pode render bons frutos ao empreendedor.

Ênio Pinto, gerente de relacionamento com clientes do Sebrae

Neste ano, a ideia da campanha “Compre do Pequeno” é mostrar como os pequenos negócios são capazes de construir vínculos com seus clientes e, com isso, transformar a realidade local, gerando mais do que relações comerciais.

Confira oito dicas do gerente para embarcar nessa junto com o Sebrae:

Capacitar a equipe: com o aumento do volume de vendas em períodos promocionais, é crucial que a equipe esteja preparada para oferecer um atendimento eficiente e satisfatório. Invista em treinamentos para que os colaboradores saibam administrar múltiplos clientes simultaneamente, sem comprometer a qualidade do serviço.

Engajar e motivar o time: crie programas de incentivo, como comissões diferenciadas, premiações por metas e outras formas de reconhecimento pelo bom desempenho.

Gerenciar o estoque: analise o histórico de vendas para prever a demanda e garantir que haja produtos suficientes em todas as cores, tamanhos e variações para atender à procura.

Criar um ambiente convidativo: o ambiente do negócio deve ser uma extensão da marca, transmitindo seus valores e proporcionando uma experiência sensorial completa e agradável aos clientes. Elementos visuais, sonoros, olfativos e táteis podem criar uma atmosfera convidativa que estimule as compras.

Pense em toda uma ambientação do teu empreendimento para que traga uma atmosfera coerente e convergente à temática.

Ênio Pinto, gerente de relacionamento com clientes do Sebrae

Oferecer um atendimento de excelência: treine sua equipe para oferecer um atendimento personalizado, atencioso e eficiente, transformando os colaboradores em verdadeiros consultores de vendas e embaixadores da marca.

Criar promoções e ofertas atrativas: aproveite o movimento das datas comemorativas e crie promoções e ofertas especiais, como combos de produtos (cross-selling) e incentivos para compras de maior valor (upselling).

Quando o cliente paga preço, ele quer receber valor e a entrega de valor é sempre a entrega do benefício que ele tá adquirindo e tem que se dar por meio de uma experiência memorável, incrível.

Ênio Pinto, gerente de relacionamento com clientes do Sebrae

Fortalecer a presença digital: crie perfis profissionais em redes sociais como Instagram e Facebook para aumentar a visibilidade da marca, e use plataformas de vendas on-line, como marketplaces e e-commerce, para alcançar um público maior e facilitar o processo de compra.

Integrar ações on-line e off-line: ações que conectem o on-line e off-line são diferenciais, abuse de estratégias como o uso de QR codes nas lojas físicas para direcionar os clientes para o site ou redes sociais da marca, e a oferta de cupons de desconto exclusivos para compras on-line.

Compre do Pequeno

No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro –, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo com a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.

São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

“Por esse motivo, o Sebrae elegeu o mês de outubro – quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa – para conscientizar o brasileiro sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, acrescenta.

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