Responsável por 98% da maricultura (de ostras e mariscos), Florianópolis é a grande protagonista na produção deste tipo de iguaria no Brasil. Iniciativa que movimenta a economia local, estimula o turismo e promove a inclusão e qualidade de vida para as famílias que vivem à beira-mar. O impacto do setor e histórias de quem é beneficiado pela cadeia produtiva foram captados no documentário “Ostras de Florianópolis”, que estreia nesta quinta-feira (27) na TV Câmara, resultado de uma parceria com o Sebrae.
O vídeo apresenta a forte ligação dos moradores do Ribeirão da Ilha com o mar, um estilo de vida passado de geração em geração. A atividade, introduzida no município na década de 1980, se mantém até hoje com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme mostra o orgulho dos maricultores em trabalhar com a natureza e em produzir um alimento de alta qualidade. A preservação do meio ambiente, uma vez que as ostras filtram a água e ajudam a manter a saúde dos ecossistemas marinhos, também é apresentada.
O documentário retrata o impacto socioeconômico da maricultura nas famílias locais, ao trazer renda, educação e desenvolvimento comunitário; o processo de cultivo de ostras, desde a produção de sementes em laboratório até a colheita e comercialização; e a relação entre moradores de Florianópolis e o mar.
Exibição do documentário na TV Câmara:
- Quinta: 20h
- Sexta: 17h30
- Sábado: 12h30 e 20h
- Domingo: 9h e 20h30
Saiba mais
O trabalho conjunto entre o Sebrae e a TV Câmara já resultou em um prêmio internacional de Melhor Curta-Metragem de Meio Ambiente no festival de Kodaikanal (Índia), para o documentário “Ilha do Ferro – a Arte do Imaginário”.

