ASN Nacional
Compartilhe

Mutirão Acredita e Caravana Sebrae Delas destacam acesso a crédito e empreendedorismo feminino no Piauí

Ação contou com a palestra Discurso do Óbvio, proferida pela atriz e empresária Giovanna Antonelli
Por Misael Martins
ASN Nacional
Compartilhe

O Mutirão Acredita e a Caravana Sebrae Delas aconteceram na manhã de hoje (25), na sede do Sebrae em Teresina. A ação teve como objetivos disseminar informações sobre acesso a crédito, oferecer soluções financeiras para os pequenos negócios e destacar o empreendedorismo feminino. Na ocasião, a atriz e empresária, Giovanna Antonelli, ministrou a palestra Discurso do Óbvio.

Antonelli abordou temas como autoconhecimento, autenticidade e empreendedorismo feminino, além da importância de sair da zona de conforto e transformar desafios em oportunidades.

“Ninguém está vendo os nossos ‘nãos’. Todos veem o que acontece nos palcos, mas o verdadeiro espetáculo acontece nos bastidores. Não dá para ficar ouvindo crítica construtiva de quem nunca construiu nada. Se expor é importante para quem quer empreender. A gente tem que acreditar nos nossos sonhos e no nosso propósito”, comentou Giovanna.

A empresária também ressaltou que é necessário arriscar e enxergar que os desafios podem ser oportunidades disfarçadas. Além disso, destacou que é fundamental que quem deseja empreender deve utilizar as redes sociais e outras plataformas digitais para alavancar o empreendimento.

O diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho

No evento, estiveram presentes os diretores do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho e Delano Rocha, o vice-presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Sávio Normando, a diretora do Sebrae Nacional, Margarete Coelho e a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão da entidade, Géorgia Nunes; o senador Ciro Nogueira, a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, a deputada estadual, Simone Pereira, entre outras autoridades, empresárias e lideranças.

“O Sebrae tem como um dos seus propósitos orientar e contribuir para que os pequenos negócios tenham acesso ao crédito de forma facilitada e consciente. Nosso objetivo é fazer com que as micro e pequenas empresas possam se desenvolver de forma sustentável”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.

O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha

Para o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, é fundamental que os empreendedores tenham acesso ao crédito de forma orientada. “Esse evento é mais uma ação estratégica do Sebrae para que os empreendedores esclareçam dúvidas sobre acesso ao crédito e gestão financeira. O crédito é importante e deve ser utilizado de forma consciente e segura para que contribua para o fortalecimento do empreendimento”, comentou.

A diretora de administração e finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou a a importância da educação financeira e do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). “Um dos focos do Sebrae é promover a educação financeira para os pequenos negócios e com isso contribuir para que o crédito obtido seja utilizado de forma adequada e contribua para o crescimento da empresa”, salientou.

A diretora de administração e finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho

Para facilitar o acesso ao crédito para mulheres empreendoras, o Sebrae criou uma modalidade do Fampe voltada para as empresárias, em que a instituição atua como avalista, oferecendo 100% de cobertura do valor emprestado – enquanto a versão tradicional cobre 80%.

Por meio do Fampe, o Sebrae contribui para diminuir as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam para atender aos pré-requisitos adotados por instituições financeiras no momento da concessão de um financiamento, uma vez que a falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito produtivo.

A programação do evento contou ainda com palestras do gerente de Serviços Financeiros e Capitalização do Sebrae Nacional, Valdir Oliveira, que falou sobre crédito e pequenos negócios; e do Coordenador de Educação Financeira do Sebrae Nacional, Augusto Togni, apresentando uma trilha para o crédito consciente. Togni mediou ainda um painel sobre finanças com representantes de instituições financeiras.

Durante o evento, o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Badespi, Sicoob e Sicredi, apresentaram as linhas de crédito para os pequenos negócios.

  • Caravana Sebrae Delas
  • Empreendedorismo Feminino
  • Mutirão Acredita