O mercado digital está em alta no país e ainda há espaço para maior crescimento, incluindo produtos de pequenos negócios. Somente em 2024, foram movimentados mais de R$ 204 bilhões no e-commerce, com alta de mais de 10%. De olho nessa oportunidade, o Mercado Livre, plataforma de marketplace, anunciou um investimento de R$34 bilhões no Brasil em 2025. O valor representa um aumento de 47,8% ao aporte feito ano anterior. Com isso, a empresa deseja também contratar mais 14 mil pessoas neste ano – chegando a 50 mil funcionários no país.
O Sebrae e a companhia são parceiros na capacitação dos empreendedores para a entrada no mercado digital. Por meio do Se Joga no On-line, os pequenos negócios têm 47 conteúdos disponíveis para atender os empresários em cada momento do negócio. São cursos on-line, ferramentas de gestão, artigos e vídeos que dão um passo-a-passo de como montar um negócio e expandi-lo na plataforma.
O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras online, e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos. A expansão de marketplaces, como é o caso do Mercado Livre, e o fortalecimento dessas parcerias têm o potencial de levar mais micro e pequenos empreendimentos ao ambiente virtual.
William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae.
O gestor do Sebrae aponta ainda que os pequenos negócios que se digitalizam e utilizam marketplaces como o Mercado Livre têm um aumento médio de 30% nas vendas no primeiro ano de operação on-line. “A plataforma, além de ser uma vitrine ampla e diversificada para os produtos, proporciona ferramentas e recursos que facilitam a gestão, o marketing e as vendas”, completa.
Mercado Digital
O Sebrae disponibiliza uma série de soluções para apoiar os empreendedores no setor de e-commerce, como capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais. Além do Mercado Livre, a Amazon, a Shopee e o Getninjas têm parcerias com a instituição para facilitar o acesso dos pequenos negócios ao comércio digital, oferecendo estrutura, visibilidade e suporte técnico.
Na última semana, a entidade participou do lançamento do Mais Correios, marketplace da empresa pública que tem a missão de democratizar o acesso das micro e pequenas empresas ao comércio eletrônico.