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Jornada Exportadora leva 19 empresas a Colômbia e Peru e gera mais de US$ 6,8 mi em expectativa de negócios

Primeira edição do programa levou empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para explorar oportunidades de negócios
Por Redação
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A primeira edição de 2025 do Programa Jornada Exportadora, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae, levou pequenos negócios do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) para explorarem o mercado da Colômbia e do Peru. Essa primeira edição contou também com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e dos setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras em Bogotá e Lima.

Além das agendas de seminários, reuniões de negócios e visitas técnicas, 15 das 19 empresas que participaram da missão receberam o apoio financeiro para o custeio de passagens aéreas e hospedagem, fruto da parceria com o Sebrae.

Realizada entre os dias 23 e 30 de abril, a iniciativa conectou 19 empresas brasileiras do setor HPPC com 45 compradores internacionais na Colômbia e no Peru, totalizando 307 reuniões de negócios e uma expectativa de mais de US$ 6,8 milhões em negócios nos próximos 12 meses.

Seminários, visitas técnicas e rodadas de negócios

A agenda da delegação de empresas teve início na Colômbia, em Bogotá, com um seminário técnico que reuniu especialistas para discutir o panorama do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), regulamentações locais, comportamento do consumidor e estratégias de entrada no mercado colombiano. Além disso, as empresas tiveram a oportunidade de ouvir o caso de sucesso da Natura, empresa brasileira que já está presente no mercado colombiano.

No dia seguinte, as empresas se reuniram com compradores colombianos para rodadas de negócios, que contaram também com o apoio de tradutores, para garantir a comunicação eficiente. A agenda na Colômbia foi finalizada com visitas técnicas às instalações da Natura e da Krika Cosmetics, proporcionando uma imersão nas práticas comerciais e nas estratégias de sustentabilidade e inovação adotadas por essas empresas no contexto do mercado colombiano.

No Peru, as atividades tiveram início com um seminário matinal cuja programação incluiu apresentações sobre regulamentações sanitárias, análise de mercado, panorama macroeconômico do país, estratégias de entrada e cultura de negócios local, além do estudo de caso da atuação da Natura no mercado peruano. Na parte da tarde, os participantes realizaram uma visita técnica ao shopping Jockey Plaza, com um roteiro estratégico para observar lojas do setor e identificar tendências de consumo e posicionamento de marcas relevantes de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

A missão foi encerrada com rodadas de negócios em Lima, com apoio da consultoria Broggini. As agendas seguiram o modelo da etapa colombiana, com ao menos seis reuniões por empresa e suporte de tradutores, permitindo a conexão entre empresários brasileiros e compradores locais. A edição da jornada exportadora como um todo proporcionou conhecimento técnico, análise de mercado e oportunidades comerciais concretas para empresas interessadas em expandir seus negócios na América Latina.

Foto: divulgação Amakos Cosméticos da Amazônia.

Foi uma experiência extremamente enriquecedora, que nos permitiu apresentar nossos produtos e fortalecer conexões estratégicas com mercados internacionais. As trocas realizadas durante o evento foram valiosas para expandirmos nossa visão de mercado e reafirmarmos nosso compromisso com a bioeconomia sustentável da Amazônia.

Adriana Fangmann, representante da empresa Amakos Cosméticos da Amazônia.

Além da imersão, as reuniões comerciais renderam resultados excelentes para as empresas presentes: US$ 2,1 milhões em estimativas de negócios imediatos e mais de US$ 4,7 milhões em previsão de contratos nos próximos 12 meses – somando US$ 6,85 milhões.

Capacitação antes da missão: passo decisivo para o sucesso

Além de fomentar oportunidades comerciais imediatas, o Programa Jornada Exportadora tem um papel fundamental de formação e transformação empresarial, preparando micro, pequenas e médias empresas para os desafios do mercado internacional.

Antes do embarque, as empresas passaram por um processo de qualificação com oficinas e webinars sobre temas como proposta de valor internacional, branding, precificação, operação logística e adequações regulatórias. A programação preparatória foi conduzida por especialistas e contou com o apoio da consultora Maryah Castro.

Biozer da Amazônia

“Foi um divisor de águas. Aprendemos como ajustar nossas embalagens, precificação e comunicação para o mercado externo. A experiência nos deu segurança para atuar fora do Brasil”, avalia uma das participantes, representando a empresa Biozer da Amazônia, que realizou 17 reuniões de negócios durante a missão.

Inclusão, diversidade e presença nacional

A delegação foi composta majoritariamente por micro e pequenas empresas (19 das 20 selecionadas), com forte presença feminina: 15 empresas lideradas por mulheres. Também se destacou a representatividade regional, com participantes das cinco regiões do país – incluindo quatro empresas da Região Norte, uma do Nordeste e duas do Centro-Oeste.

Continuidade e novas edições em 2025

O sucesso da missão reforça a continuidade do programa, que seguirá ao longo de 2025 com ações em outros mercados e setores. As próximas edições do ano incluem os segmentos de calçados no Paraguai e Equador, moda e acessórios no EUA, alimentos e bebidas no Chile e Peru e artesanato em Portugal.

A Jornada Exportadora reafirma o compromisso da ApexBrasil com a inclusão produtiva, a internacionalização de pequenos negócios e o fortalecimento da presença brasileira no comércio global.

  • cosméticos
  • exportação
  • internacionalização