A atuação dos agentes do Sebrae e dos diversos agentes do ecossistema das compras públicas foi valorizada na abertura do segundo dia do Transformar Juntos, evento que fomenta as micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Em discurso entusiasmado, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, abriu a programação desta quarta-feira (10) defendendo a importância de promover, de forma colaborativa, política pública de inclusão social, com geração de emprego e renda e modernização do estado.
“Quem está lá todos os dias são vocês, que são a grande força do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico e cidadão no Brasil”, parabenizou Bruno Quick, comentando o crescimento da agenda. “Junto com associações, sindicatos, fundações de pesquisa e parceiros, estamos vivendo uma transformação e gerando efeitos reais na vida dos pequenos, de suas comunidades e do país”. O evento reúne 2 mil gestores públicos municipais, que implementam grande parte das políticas públicas do país, simplificando o ambiente de negócios para as MPE nas compras públicas.
Ao longo da programação, o diretor Bruno Quick também participou do painel sobre o papel dos órgãos de controle nas compras governamentais. Os participantes do debate avaliaram a atuação de órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas e elogiaram o movimento do Sebrae para fomentar a participação e a aproximação das pequenas empresas com a administração pública, em especial nos estados e municípios.
Confira as contribuições dos palestrantes do painel:
-
Salete Horst, Agente de Desenvolvimento e Consultora do Sebrae/PR
“As políticas públicas transformam a vida das pessoas ao melhorar a qualidade dos serviços e das entregas para a sociedade”.
Vivian Cetenareski, Diretora da Escola de Gestão do TC do Estado do Paraná
“O Poder Público é o grande gestor de serviços da sociedade. Precisamos garantir a previsibilidade de cronogramas e dos pagamentos. Essa relação de confiança com os parceiros é fundamental, sobretudo para as micro e pequenas.”
Rita Tourinho, Promotora de Justiça do MPBA
“Precisamos pensar com a lógica da sustentabilidade econômica e social. Temos que trabalhar em busca de resultado para a sociedade como um todo, deixando de lado o apego demasiado à legalidade no sentido restrito”.
Fabrício Secafen Mingati, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público
“Buscamos atuar como órgão propulsor de desenvolvimento, que entende a realidade dos pequenos negócios, incentiva e viabiliza a participação nas compras públicas”.
Renata Ramos de Castro, Diretora de Estudos Aplicados do Instituto Protege
“Precisamos ser ponte e transpor fronteiras. É tempo de um Poder Público articulador que atua para responsabilizar, não para a punir simplesmente”.
Sebastião Helvécio, Vice-Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)
“A aquisição pública precisa ser uma estratégia nacional para transformar a vida das pessoas. Cidadania é utilizar esse recurso a partir desta interpretação e com eficiência”.
A agenda desta quarta-feira (10) também será marcada pelo Encontro de Agentes de Desenvolvimento e Atendentes da Sala do Empreendedor, às 14h, com apresentação das melhores práticas da Sala do Empreendedor nas cinco regiões do país. A programação do dia será encerrada com a entrega do Selo Diamante às 148 Salas do Empreendedor que se destacaram pela excelência no atendimento, presença digital e articulação para fomento ao empreendedorismo.
Serviço | Transformar Juntos
Data: 9 a 11 de julho
Local: Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Asa Sul, Brasília/DF
Programação completa no site do evento.