Como montar um feed para uma conta empresarial no Instagram é uma dúvida frequente entre os donos de pequenos negócios. O recurso, que é uma das principais ferramentas da rede social, não se trata apenas uma galeria de imagens e é um poderoso instrumento de marketing digital.
Empresas que investem em um feed visualmente atraente e estrategicamente planejado têm mais chances de conquistar e fidelizar seu público e fortalecer sua marca. Com a ajuda do Guia Sebrae do Instagram, uma série que aborda as ferramentas da plataforma, você vai aprender como utilizar esses recursos a favor da sua empresa.
Produza conteúdos atrativos e relevantes, utilize imagens e vídeos com alta qualidade para chamar a atenção do seu cliente, e capriche no design alinhado à identidade visual da marca. Inserir músicas que estão em alta também irão contribuir para o aumento do alcance.
Janaina Camilo, analista de Mercados e Transformação Digital do Sebrae.
Agora que você já sabe a diferença entre as publicações orgânicas e impulsionadas (LINK da primeira matéria), vamos para o próximo passo: como organizar e planejar o feed do perfil do seu negócio no Instagram?
Cards e Fotos
Existem vários recursos que podem ser usados no feed do Instagram de uma marca. Os mais comuns são posts de cards ou fotos para divulgação, anúncios e aprimoramento da estratégia da rede social. Ambos têm suas vantagens! As fotos costumam gerar mais engajamento. Já as artes alcançam mais pessoas, quando patrocinadas. Além do Instagram, esses posts podem ser compartilhados também em redes sociais como Twitter, LinkedIn e Facebook.
Existe a possibilidade de usar os cards e fotos e até vídeos em formato de carrossel, um formato de postagem que permite publicar várias imagens ou vídeos em uma única publicação. É uma forma de contar histórias visuais de forma sequencial.
Mas o ponto mais importante é que os posts da sua empresa precisam sempre estar de acordo com o público que desejam alcançar. Então, a dica é apostar em conteúdos e imagens interessantes e envolventes para atrair as pessoas.

Reels
Muito conhecidos no Instagram, os Reels são vídeos curtos de, geralmente, 30 segundos, mas que podem chegar a 90 segundos. Eles aparecem no seu Feed junto com as suas fotos e costumam ter ótimo alcance, já que o Instagram quer incentivar os seus usuários a utilizarem a ferramenta.
O formato é uma ótima alternativa para divulgar seus produtos e oferece a opção de editar os vídeos no próprio Instagram, o que facilita e agiliza a criação de conteúdo. Quando postar um Reels, use hashtags # pertinentes para ajudar os usuários a encontrarem seus conteúdos. Poste tutoriais e dicas rápidas e divulgue promoções.
Lembre-se de testar diferentes formatos e horários de publicação, analisando constantemente os insights do Instagram para entender o que funciona melhor para o seu negócio, ajustando sua estratégia.
Janaina Camilo, analista de Mercados e Transformação Digital do Sebrae.
“O conteúdo deve resolver um problema ou atender a uma necessidade do público-alvo”, complementa. Outra dica indispensável é ficar de olho nas trends, conteúdos que se tornam populares e virais, atraindo a atenção de muitos usuários. Porém, fique atento para encaixar esse conteúdo de acordo com posicionamento, objetivos e público-alvo do seu negócio.

Feed de notícias
O feed de notícias do Instagram é a página inicial do aplicativo, em que são exibidos os posts mais recentes de usuários que você segue. O recurso mostra os posts de contas que você segue, além de anúncios e recomendações de posts de contas que você não segue.
Atualmente, o algoritmo do Instagram distribui os posts com base nas contas com as quais você mais interage. Por isso, esteja atento aos interesses dos seus consumidores. Escolha quem seguir para ver no seu Feed de notícias e fique de olho nos concorrentes e nas contas que sejam interessantes para a sua empresa.
Confira dicas valiosas para o feed de notícias a favor do seu negócio:
- Não siga apenas os concorrentes. Para fazer isso, crie uma conta pessoal, que pode ser privada.
- Veja as postagens que dão certo para outras contas e adapte-as para o seu negócio.
- Mantenha uma frequência de, pelo menos, um post por semana para manter a conta atualizada.
Você pode acessar aqui um conteúdo exclusivo com dicas de como utilizar o Instagram profissionalmente em 2025.
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