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Guia esclarece dúvidas sobre propriedade intelectual para pequenos negócios que desejam exportar

Iniciativa do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) pode beneficiar planejamento de empreendedores interessados no mercado externo
Por André Luiz Gomes
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Mais uma ferramenta está disponível para apoiar os pequenos negócios na exportação dos seus produtos e serviços. São os guias de Propriedade Intelectual para Exportadores, elaborados pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O objetivo é ajudar os exportadores a protegerem seus ativos nos países nos quais desejam atuar. Até o momento foram publicadas orientações com foco em nove países: Argentina, Coreia do Sul, China, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Índia, Portugal e Singapura.

“O guia vem auxiliar no planejamento estratégico e na forma que o empresário pretende entrar naquele mercado, trazendo um assunto importante que é a propriedade intelectual de forma a proteger o ativo da empresa, seja ela uma receita de alimento, bebida, tecnologia, ou um livro. O Guia traz informações de acordo com aquele mercado para o qual o empresário tem interesse de exportar”, explica o analista de Acesso a Mercados do Sebrae Gustavo Reis.

O analista do Sebrae ressalta que cada país possui regras específicas em relação à propriedade intelectual e o subsídio abordam vários temas como marcas, patentes, desenhos industriais, indicações geográficas, novas variedades vegetais e direitos de autor.

O empresário fez um investimento em cima de um novo produto e precisa estar protegido no mercado alvo até para que outras empresas, outras pessoas, não se apoderem de uma receita onde ele teve seu investimento.

Gustavo Reis, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.

As Indicações Geográficas, segmento no qual o Sebrae tem atuado no fortalecimento e para o reconhecimento junto ao INPI, estão ligadas à propriedade intelectual. Por isso, é importante estar atento às normas de cada país quando forem exportar.

“As IGs também devem se proteger. Um grande exemplo do Brasil é a cachaça, que é uma indicação geográfica, terminologia exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Então, isso é um exemplo bem prático dessa história e que traz competitividade quando você pensa no mercado mundial”, aponta.

Exportação

O Brasil encerrou 2024 com 28,8 mil empresas exportadoras, de acordo com dados da Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC). As empresas de pequeno porte eram 5.480 e as microempresas e MEI somavam 5.952 empreendimentos. Os pequenos negócios representam quase a metade das empresas exportadoras, no entanto, são responsáveis por menos de 1% do total de recursos movimentados.

  • exportação
  • IG; Indicação Geográfica;