Um golpe está usando um nome parecido com o do Sebrae para emitir boletos de cobrança indevidos. Após diversos relatos no site Reclame Aqui, o Sebrae apontou o uso indevido. A maior parte dos serviços ofertados pelo Sebrae é gratuito e têm como finalidade apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o país.
É importante ficar atento ao nome da empresa e verificar o CNPJ da cobrança. Na dúvida, buscar contato com a organização emissora dos boletos ou buscar orientação junto ao órgão de defesa do consumidor são as ações indicadas.
O objetivo do Sebrae é facilitar o acesso a informações e conhecimentos para auxiliar os empreendedores nos desafios inerentes à gestão de seus negócios. O site da Agência Sebrae sempre alerta sobre golpes e fake News do setor de empreendedorismo, alertando os pequenos negócios brasileiros.

Golpe do boleto
O golpe do boleto não é novidade. Os criminosos emitem boletos falsos, muitas vezes se passando por empresas ou instituições conhecidas, para enganar as vítimas e roubar dinheiro. Esses boletos podem ser enviados por diversos canais, como e-mail, WhatsApp ou até mesmo pelo correio.
Eles podem parecer legítimos à primeira vista, com logotipos e informações semelhantes aos boletos originais. O objetivo é que a vítima pague o documento bancário, direcionando o valor para a conta dos fraudadores, em vez do destinatário correto. Confira dicas para evitar esse golpe:
- Verifique os dados do boleto: analise o beneficiário, o valor, a data de vencimento e o código de barras. Desconfie de boletos com informações divergentes ou inconsistentes;
- Use os canais oficiais: em caso de dúvida sobre a autenticidade de um boleto, entre em contato com a empresa ou instituição emissora por meio dos canais oficiais, como site e telefone;
- Desconfie de mensagens suspeitas: boletos enviados por e-mail ou mensagens SMS podem ser falsos. Obtenha os boletos por canais oficiais da empresa ou destinatários verificados;
- Não compartilhe informações pessoais: evite colocar informações pessoais ou dados bancários em sites ou plataformas desconhecidas.
Ouvidoria
Caso receba um anúncio, e-mail ou mensagem de alguém se passando pelo Sebrae, entre em contato com a Ouvidoria. O prazo de resposta é de 10 dias.
O órgão conta com ouvidores e profissionais capacitados para garantir que sua manifestação seja tratada de forma adequada e respeitosa. As denúncias são sigilosas e possuem confidencialidade no tratamento para garantir integridade na atuação, conforme Código de Ética do Sebrae.