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Evento voltado aos empreendedores da indústria criativa do Brasil será realizado pela primeira vez na Amazônia

3ª edição do maior mercado público de indústria criativa do país acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, em Belém (PA)
Por Redação
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Entre os dias 8 e 12 de novembro, o Sebrae marca presença na 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR 2023), em Belém (PA). A maior iniciativa voltada para a promoção do setor no país é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Por meio de edital, 260 empreendedores culturais e criativos, entre vendedores e compradores, foram selecionados para participar de rodadas de negócios, conferências, mesas de debate, entre outras atividades. Com apoio do Sebrae, os empreendedores também terão acesso à mentorias presenciais e on-line, por meio de plataforma digital.

Dados do Ministério da Cultura apontam que, atualmente, a economia criativa é responsável por 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB). O setor emprega mais de sete milhões de pessoas em um universo de mais de 130 mil empresas. A analista do Sebrae Nacional, Jane Blandina, destaca o papel do setor para o desenvolvimento econômico e social do país.

Além de gerar emprego e renda, a economia criativa também é responsável por atrair investimentos para produções culturais, como festivais e exposições, por exemplo. Por meio da cultura, é possível estimular a inovação e criatividade, inspirando novas ideias e impulsionando outros setores econômicos e cadeias produtivas que se complementam..

Jane Blandina, analista do Sebrae Nacional.

Retomada da Cultura

Segundo Blandina, o aumento crescente da demanda por entretenimento tem impactado o setor de economia criativa, inclusive nos meios digitais, com o surgimento de diversas plataformas de streaming e produção de conteúdos. Ela destaca que após a pandemia, o retorno da realização de eventos presenciais tem contribuído para estimular o desenvolvimento do setor. Por outro lado, ações voltadas para democratizar o acesso à internet e a espaços públicos também amplia o alcance de conteúdos criativos a um maior número de pessoas.

A analista acrescenta que o setor cultural tem sido foco de diversas ações do governo federal por meio de políticas de fomento. Somente em 2023, a Lei Paulo Gustavo vai investir R$ 3,8 bilhões em artistas da área da cultura e audiovisual e, nos próximos quatro anos, serão R$ 3 bilhões, por ano, para o setor cultural por intermédio da Lei Aldir Blanc. Por meio do BNDES, também são disponibilizadas linhas de crédito para impulsionar a cultura criativa.

MICBR 2023

O maior mercado público de indústria criativa do país contará com uma série de atividades para 15 setores criativos. São eles: Áreas técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro.

Realizado pela primeira vez na Amazônia, o evento é uma oportunidade para promover negócios da cultura, impulsionando o crescimento dos setores criativos, como também para facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Nesta edição, a Argentina é convidada de honra, com a participação de 60 representantes do país.

A programação também inclui atividades para quem quiser acompanhar as mesas de debate, conferências, painéis de mercado, workshops, exposições, cozinha show e programação artística.

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