No próximo domingo (25), celebra-se o Dia Nacional da Indústria, setor composto majoritariamente por pequenos negócios – mais de 90% são classificados como microempreendedores (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Desde novembro de 2023, essas empresas ganharam um reforço para continuar crescendo, trazendo mais eficiência e competitividade para os seus galpões com o Programa Brasil Mais Produtivo.
A iniciativa conta com a participação do Sebrae, por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI). Até o momento, Sebrae e parceiros do Programa Brasil Mais Produtivo já alcançaram 57,5 mil micro e pequenas empresas – 38,6 mil do setor de Comércio e Serviços e quase 19 mil indústrias.
Os maiores impactos estão ligados ao ganho médio de 23% na produtividade global; à aplicação de Lean Manufacturing – ou “manufatura enxuta”, filosofia de gestão que tem como objetivo central entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possível – nas linhas de produção, com alta média de 27,8 %; e projetos de eficiência energética, que reduziram o consumo em 18,2 %.

Mister Cryl: de 12 para 600 clientes
Uma dessas indústrias é a Mister Cryl, do ramo de tintas, criada há 16 anos em Santa Maria, no Distrito Federal. No último ano, a empreendedora Aline Oliveira, 41 anos, recebeu diversas orientações do Sebrae por meio do Brasil Mais Produtivo e agora colhe os resultados.
É gostoso recordar que tínhamos apenas 12 clientes e agora são mais de 600. Cada dia estamos mais perto de alcançar nosso objetivo de nos tornarmos referência industrial em tintas imobiliárias no DF e Entorno.
Aline Oliveira, empreendedora.
Aline conta que a consultoria ajudou a verificar os principais gargalos, com o mapeamento da capacidade ociosa, a otimização dos processos, a minimização dos desperdícios e paradas frequentes para manutenção. “Ficou evidente a necessidade de parametrizar os indicadores com o objetivo de nortear as ações gerenciais de acompanhamento da produtividade, intervenções da manutenção autônoma, corretiva e preventiva, bem como o levantamento da capacidade de produção da massa, textura e tinta”, lembra.
Após as verificações e com foco em uma linha específica de produto que representava 60% da produção e tinha baixo valor agregado, a Mister Cryl teve resultados expressivos: 42,62% de aumento em produtividade; 93% de redução de movimentação; e redução mensal de custos de R$ 3,3 mil e retorno anual de R$ 40 mil.
“A participação no programa foi fundamental para o amadurecimento da empresa. Criamos a persona, a jornada do cliente, como sair de um ponto e chegar a outro, analisamos a segmentação do mercado, as fraquezas, pontos fortes e fracos, e as oportunidades”, apontou a empresária, que também identificou que a logística de entrega era um dos pontos cruciais. “Hoje, entregamos 93% dos nossos pedidos em até 48 horas. Somos uma indústria atacadista e, com todas essas melhorias, crescemos 15% no nosso faturamento no primeiro trimestre”, finalizou Aline Oliveira.
Brasil Mais Produtivo
O Sebrae é parceiro do governo federal no Programa Brasil Mais Produtivo, que integra a estratégia Nova Indústria Brasil. A iniciativa, lançada em novembro de 2023, é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são executores do programa. A meta é apoiar 200 mil micros, pequenas e médias empresas do setor até 2027 – dessas, 93 mil terão atendimento presencial das entidades parceiras.
A porta de entrada do Brasil Mais Produtivo, disponível para empresas industriais de qualquer lugar do país, é a Plataforma de Produtividade, que pode ser acessada pelo site do Brasil Mais Produtivo. Além de um diagnóstico gratuito da empresa, o programa federal oferece serviços de consultoria, educação profissional e apoio financeiro para melhorar a gestão, otimizar processos e promover o uso de tecnologias na empresa, pilares indispensáveis para a competitividade dos negócios.