O atendimento do Sebrae resultou na abertura de empresa para 70% das pessoas orientadas pela instituição. No total, foram mais de 4,4 milhões de atendimentos a potenciais empreendedores entre 2016 e 2024 – sendo que desse universo mais de 3 milhões foram convertidos, de fato, em donos de pequenos negócios. O melhor resultado se concentrou entre 2021 e 2024, com 65% do total de registros de novos negócios, revela balanço do Sebrae.
A Domo Negócios Imobiliários, em Belo Horizonte (MG), é uma dessas empresas que procuraram a ajuda do Sebrae antes de abrir as portas. O empreendedor Kaiky Bernardo, de 30 anos, já foi atleta profissional, gerente de pizzaria e trabalhou com carteira assinada antes de abrir seu próprio empreendimento há quatro meses. Ele conta que se preparou com cursos e capacitações do Sebrae e obteve ainda atendimento em uma unidade na capital mineira.
“Busquei vários cursos, programas, e-books para me munir de informações do que eu precisaria para poder abrir uma imobiliária. Isso ajudou a me preparar financeiramente”, comenta Kaiky.
O contato com o Sebrae me abriu a cabeça em relação à estrutura física de que eu precisaria e sobre aquilo que eu via na concorrência para começar de uma maneira diferente. Além disso, me alertou sobre os custos operacionais, a abertura de empresa, o aluguel e outras coisas necessárias para este momento do negócio.
Kaiky Bernardo, empreendedor.
Atualmente, a Domo Negócios Imobiliários tem cerca de 40 imóveis anunciados e já conseguiu a venda de 12 propriedades. “O meu plano para o futuro é expandir e contratar mais cinco colaboradores para que eu possa assumir mais a parte da administração, como tenho aprendido com o Sebrae”, projetou.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados exaltam o trabalho executado pelos milhares de colaboradores que integram o Sebrae. “Não à toa que recentemente ganhamos o prêmio de melhor lugar para se trabalhar e estamos entre as dez marcas mais fortes na relação com o público. O brasileiro tem uma veia empreendedora e o que fazemos é mostrar como trilhar o caminho com maior tranquilidade, gerando mais produtividade, acesso a mercados e oportunidades”, reitera Décio Lima.
Patchwork moderno para empresas
A Papos e Retalhos, em Nova Lima (MG), da empreendedora Dulcimar Lima Eugenio, só foi aberta no início deste ano após várias conversas com o Sebrae. A empresa realiza oficinas criativas de patchwork moderno para empresas, fazendo arte em tecidos ao abordar temas como gestão de pessoas, desenvolvimento humano e atendimento ao público por meio de oficinas lúdicas e criativas.
“Toda vez que procurei o Sebrae, fui sempre muito bem atendida. É muito importante a gente receber o apoio de uma entidade como o Sebrae, porque nos passa a segurança de fazer as coisas com mais cautela, profissionalismo e orientação”, relata a microempresária. “Queremos crescer e levar essa oficina que está tendo muito sucesso a mais empresas. O resultado está sendo muito positivo. Meu sonho para 2025 é fazer o Empretec do Sebrae”, completa.
Acesso a crédito
Além do atendimento aos empreendedores, o Sebrae também tem atuado para apoiar os donos dos pequenos negócios na tomada de crédito para estimular o crescimento das empresas com o Programa Acredita, do governo federal. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), diversas instituições bancárias de todo o país estão aptas a ofertar os recursos que foram estimulados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae.
Esse montante vai viabilizar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos três anos. A instituição oferece aos empreendedores orientação e acesso a informações para apoiar na decisão antes da tomada de crédito e ao longo de toda a jornada, até a liquidação do empréstimo. Saiba mais na página do Acredita.