Começou nesta quarta-feira, em São Paulo, a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo. Reunindo mais de 400 expositores de redes de franquias, de diferentes tamanhos, nichos e investimentos, o evento é uma oportunidade estratégica para quem deseja empreender sem começar do zero.
“O franchising é uma plataforma de empreendedorismo assistido”, disse Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), na solenidade de abertura. Para ele, o modelo de negócio é um propulsor do desenvolvimento socioeconômico, que tem na educação do empreendedor, por meio de cursos e capacitação em instituições como o Sebrae, e nas boas práticas de gestão, dois dos pilares de seu bem-sucedido formato.
Antes de abrir uma franquia, é necessário um preparo. Para isso, temos parceria com o Sebrae.
Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Idealizadora da franquia Club4Kids, de locação de brinquedos e artigos infantis para crianças de 0 a 10 anos, a terapeuta ocupacional Mariana Lock montou seu negócio há 11 anos em Porto Alegre (RS) e hoje tem 23 unidades espalhadas pelo Sul e Sudeste do país. “Me abracei ao Sebrae desde o início na formatação e na precificação dos produtos”, conta a gaúcha sobre o sucesso do empreendimento que começou dentro de sua própria casa.
Mariana está entre os 20 empresários selecionados para participar da ABF Expo no estande do Sebrae, a convite da instituição.

Marcas
“Nosso objetivo ao trazer esses pequenos franqueadores é promover o acesso a mercados e potencializar as suas marcas”, afirma Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.
O empresário Victor Lage de Figueiredo, por exemplo, aproveita a oportunidade propiciada pelo Sebrae para divulgar e atrair compradores para a franquia veterinária Hovep, ideia que surgiu em Ipatinga (MG). “Nosso modelo de negócio busca oferecer medicina veterinária de qualidade a um preço acessível”, explica Figueiredo, que montou o hospital para pets com outros três sócios. “Fomos moldados pelo Sebrae”, completa seu sócio Vinicius Tolentino.
Mas nem só de produtos e serviços é feito o sistema de franchising. Consultorias nas áreas jurídica e ambiental veem no formato a oportunidade de alcançar novos mercados. É o caso da Químea, de Santa Maria (RS). Nascida em 2003, fornece orientação e certificação relacionadas a gerenciamento de resíduos, licenciamento e educação ambiental, além de estudos e laudos, para empresas.

“Sustentabilidade hoje é uma questão necessária a qualquer negócio e a modalidade de franquia nos permite atuar em rede. Hoje temos 70 embaixadores da nossa marca pelo país”, celebra o engenheiro e fundador da consultoria, Marçal Paim da Rocha.
A importância de uma marca no mercado como diferencial foi reforçada pelo empresário paulistano Caito Maia, da grife de óculos Chilli Beans. Em passagem pelo estande do Sebrae na feira, Caito incentivou os empreendedores a não desistirem diante dos gargalos naturais da escolha profissional. “Não interessa o setor, os desafios são os mesmos. Muito inteligente da parte de vocês estarem do lado do Sebrae”, declarou o investidor do programa Shark Tank Brasil.

Como escolher uma franquia
O sonho de empreender é um dos mais perseguidos pelos brasileiros. Pesquisas realizadas pelo Sebrae mostram que ser dono do próprio negócio tem figurado entre os três principais desejos dos entrevistados na última década. Se a vontade é empreender, nada melhor do que pegar carona em negócios bem-sucedidos de terceiros, ou seja, montar uma franquia e assim ter maior perspectiva de sucesso. Essa foi a receita apresentada pelo gerente de Atendimento do Sebrae Nacional, Enio Pinto, em apresentação no primeiro dia da ABF Expo, em São Paulo.
Ele lembra que é importante saber como correr riscos calculados, afinal não tem negócio sem risco. “Escolher uma marca com calma, esclarecendo as dúvidas previamente e conhecendo a experiência de outros franqueados, é o caminho mais certo para empreender com segurança”, lembra.