ASN Nacional
Compartilhe

Empreendedores apoiados pelo Sebrae na Feira de Franquias estimam R$ 6,48 milhões em negócios

Donos de pequenos negócios avaliaram como positiva a participação na maior feira do setor de Franchising do país
Por Roberta Jovcheilivch
ASN Nacional
Compartilhe

Pequenos negócios de oito diferentes estados do país participaram, na última semana, da principal feira de Franchising do país a convite do Sebrae. A iniciativa, que contemplou 20 franqueadores atendidos pela instituição, tinha como objetivo impulsionar e apoiar estes pequenos negócios no processo de expansão. A estimativa, feita com base nas negociações iniciadas no evento, é que cada negócio feche, em média, quatro novos contratos, movimentando R$ 6,48 milhões até o final do ano.

Ao longo dos quatro dias, os empresários de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Roraima e Ceará compartilharam o estande do Sebrae na feira. Juntas, essas empresas captaram 781 leads qualificados. A média foi de 39 leads por empresa.

Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae, comemora a diversidade de segmentos presentes, com franquias nas áreas de alimentação, serviços, saúde, moda, beleza e bem-estar, e de diferentes formatos, que deram o tom desta edição (tradicionais, micro franquias e home-based – estruturada em casa).

Entre as ações técnicas do Sebrae, um dos destaques foi a rodada com influenciadores digitais, que contou com a participação de 55% das franquias apoiadas. Dentre elas, quatro sinalizaram interesse em contratar influenciadores e outras sete avaliam a possibilidade de parcerias para potencializar a exposição de suas marcas.

Estande do Sebrae na feira. Foto: Nino Cirenza.

Satisfação

A oportunidade de estar em uma feira de negócios obteve avaliação bastante positiva. O índice NPS (nota de avaliação média) ficou em 9,75, considerado excelente. O levantamento de satisfação apontou que 75% dos participantes ficaram muito satisfeitos; 15%, satisfeitos; e 10% avaliaram como regular.

Os empresários também indicaram as principais demandas de apoio para os próximos ciclos de expansão. A revisão dos planos de crescimento e abertura de novas unidades; o fortalecimento do marketing digital; e a padronização da comunicação visual das marcas estão entre elas.

A participação na ABF Expo 2025 reforça o compromisso do Sebrae de apoiar o empreendedorismo brasileiro, contribuindo para que micro e pequenas empresas avancem na profissionalização e no acesso a novos mercados.

Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.

Aproveitando a realização da feira na capital paulista, foi realizado o encontro dos gestores de franquias, reunindo representantes do Sebrae de 18 unidades da federação. Na pauta, o principal tema debatido foi a inteligência de mercado e alinhamento sobre a construção de jornadas e soluções nacionais que pudessem refletir demandas locais.

  • ABF Franchising Expo
  • Franquias