Pequenos negócios de oito diferentes estados do país participaram, na última semana, da principal feira de Franchising do país a convite do Sebrae. A iniciativa, que contemplou 20 franqueadores atendidos pela instituição, tinha como objetivo impulsionar e apoiar estes pequenos negócios no processo de expansão. A estimativa, feita com base nas negociações iniciadas no evento, é que cada negócio feche, em média, quatro novos contratos, movimentando R$ 6,48 milhões até o final do ano.
Ao longo dos quatro dias, os empresários de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Roraima e Ceará compartilharam o estande do Sebrae na feira. Juntas, essas empresas captaram 781 leads qualificados. A média foi de 39 leads por empresa.
Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae, comemora a diversidade de segmentos presentes, com franquias nas áreas de alimentação, serviços, saúde, moda, beleza e bem-estar, e de diferentes formatos, que deram o tom desta edição (tradicionais, micro franquias e home-based – estruturada em casa).
Entre as ações técnicas do Sebrae, um dos destaques foi a rodada com influenciadores digitais, que contou com a participação de 55% das franquias apoiadas. Dentre elas, quatro sinalizaram interesse em contratar influenciadores e outras sete avaliam a possibilidade de parcerias para potencializar a exposição de suas marcas.

Satisfação
A oportunidade de estar em uma feira de negócios obteve avaliação bastante positiva. O índice NPS (nota de avaliação média) ficou em 9,75, considerado excelente. O levantamento de satisfação apontou que 75% dos participantes ficaram muito satisfeitos; 15%, satisfeitos; e 10% avaliaram como regular.
Os empresários também indicaram as principais demandas de apoio para os próximos ciclos de expansão. A revisão dos planos de crescimento e abertura de novas unidades; o fortalecimento do marketing digital; e a padronização da comunicação visual das marcas estão entre elas.
A participação na ABF Expo 2025 reforça o compromisso do Sebrae de apoiar o empreendedorismo brasileiro, contribuindo para que micro e pequenas empresas avancem na profissionalização e no acesso a novos mercados.
Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.
Aproveitando a realização da feira na capital paulista, foi realizado o encontro dos gestores de franquias, reunindo representantes do Sebrae de 18 unidades da federação. Na pauta, o principal tema debatido foi a inteligência de mercado e alinhamento sobre a construção de jornadas e soluções nacionais que pudessem refletir demandas locais.