ASN Nacional
Compartilhe

Empreendedoras brasileiras são destaque em evento do BRICS na Rússia

Encontro anual da Aliança Empresarial Mulheres do BRICS, em Moscou, a partir de quinta-feira (17), terá participação de startups do país
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O empreendedorismo feminino brasileiro será reconhecido pelo BRICS – grupo formado por 10 países, entre eles o Brasil – no encontro anual da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA) que acontece, em Moscou, na Rússia, a partir da quinta-feira (17). Com apoio do Sebrae, duas startups brasileiras chegaram a final do Concurso Startups Femininas BRICS 2024, que integra a programação do encontro anual da WBA BRICS. A Mundi Game e a Pluvi foram avaliadas entre mais de 1.000 inscritas desde o início do concurso e agora vão representar o Brasil como finalistas na premiação.

Lançada no ano passado, a competição busca identificar e promover startups femininas nos países membros do BRICS – África do Sul, Brasil, Rússia, Índia, China, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã –, mirando inclusive na expansão nos mercados dos países-membros, além de estimular mulheres a participarem em atividades empreendedoras. A convite dos BRICS WBA Brasil e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, integrou o Júri Especialista, formado pela WBA, para avaliar os projetos das startups participantes.

A dirigente também acompanhará as empreendedoras brasileiras em visitas técnicas a empresas russas, entre elas, a farmacêutica Velpharm-M e a instituição financeira líder global SBER. “O Concurso é uma oportunidade de mostrar o potencial dos negócios liderados pelas mulheres brasileiras e, com isso, abrir mercados internacionais relevantes. O empreendedorismo feminino é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país e essas empreendedoras brasileiras mostram que seus negócios não apenas resolvem desafios locais com inovação, mas também podem impulsionar mudanças em nível mundial”

Desde seu lançamento oficial em junho deste ano, o Concurso recebeu mais de 1 mil inscrições de 28 países, incluindo nações que não fazem parte do BRICS e concorrem na categoria especial “Amigos BRICS: a caminho do desenvolvimento sustentável”. No Brasil, foram registradas 157 startups inscritas, a maior parte atendidas pelo Sebrae. A premiação está marcada para 18 de outubro, durante o Fórum Empresarial do BRICS, que contará com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na plenária de abertura.

No fim de semana, a Aliança Empresarial Mulheres do BRICS (WBA) também organiza uma série de eventos de trabalho para discussões sobre temas como “Indústrias Criativas”, “Desenvolvimento Inovador”, “Turismo” e “Economia Inclusiva”, com a participação do Sebrae Nacional, representado pela diretora de Administração e Finanças (DAF), Margarete Coelho, pela gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Geórgia Nunes.

O encontro anual da Aliança Empresarial Mulheres do BRICS (WBA) antecede a XVI Cúpula do BRICS que, neste ano, acontece na cidade russa de Kazan, entre os dias 22 e 24 de outubro. Até o momento, 24 chefes de Estado já confirmaram presença, entre eles, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No ano que vem, o Brasil assume a presidência do BRICS e do WBA.

  • Brics
  • BRICS (WBA)
  • Cúpula do BRICS
  • Empreendedorismo Feminino