O número de inscritos na edição de 2023 do Prêmio Educador Transformador, iniciativa do Sebrae em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, cresceu 383%, passando de 600 em 2022 para 2.897 neste ano. Com o objetivo de promover práticas educacionais transformadoras, o Prêmio reconhece professores que, a partir de projetos inovadores, encorajam seus estudantes a desenvolver ideias e respostas para problemas reais do cotidiano.
São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro são os estados com maior número de projetos educacionais participantes, desenvolvidos em todos os níveis de ensino, da educação infantil a superior. O Prêmio selecionará sete projetos vencedores, que serão divulgados no Congresso Bett Brasil 2023, entre os dias 09 e 12 de maio em São Paulo.
Os candidatos que saírem vitoriosos receberão bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora, na modalidade ensino a distância, ministrado pela Faculdade Sebrae, e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada professor. Os sete ganhadores também serão convidados a participar de uma missão técnica nacional custeada pelo Sebrae, em data e destino a definir, além de troféu e certificado de Destaque Nacional no Prêmio Educador Transformador.
Segundo Edleide Alves, gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, o salto no número de inscrições envolve dois fatores. “Primeiro, a junção do prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e do Instituto Significare com o Prêmio Nacional da Educação Empreendedora, do Sebrae, foi fundamental. Segundo, porque, como o próprio propósito da premiação pressupõe, a cada evento outros tantos professores são impactados, se inspiram e se encorajam para compartilhar suas experiências”, afirma Alves.