As inscrições para a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, o mais importante evento do setor na América Latina, seguem abertas. O encontro debaterá sobre Ecoinovação e será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento é promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). A participação poderá ser presencial ou virtual.
Faça a sua inscrição gratuitamente em: www.congressodeinovacao.com.br
A partir desta edição, o Congresso de Inovação passa a ser internacional, com a mobilização de instituições e empresas parceiras em diferentes países. O evento contará com a participação de delegações estrangeiras e contará com a presença de palestrantes que trarão experiências de países que são referência em ciência, tecnologia e inovação.
“A indústria já vem fazendo esforços para aliar inovação à sustentabilidade, mesmo porque isso é uma demanda do mercado e da sociedade. O que precisamos é aprofundar a discussão e construir uma política nacional que oriente o país rumo ao desenvolvimento pautado pela ecoinovação. No Congresso, queremos contribuir com o debate e explorar os caminhos e estratégias para que isso se concretize o quanto antes no Brasil”, afirma a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.
Durante os dois dias, líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros discutirão os impactos da revolução digital sob diferentes perspectivas, além de abordar quais estratégias os países e empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica aliada à sustentabilidade. A italiana Mariana Mazzucato, uma das economistas mais influentes no mundo e especialista em financiamento para inovação é uma das presenças confirmadas, juntamente com a bióloga e ativista americana Janine Benyus.
O tema Ecoinovação foi escolhido por ser uma tendência mundial que vem se consolidando e promovendo mudanças nos modelos de negócios das empresas. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Ecoinovação pode ser definida como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não. Frequentemente, os termos “inovação verde” e “inovação ambiental” também têm sido adotados nesse mesmo sentido.
“O Sebrae está comprometido em fomentar a inovação e a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores da indústria, especialmente naquelas que são pequenas empresas. Um Congresso como este nos dá a possibilidade de trocarmos experiências e promovermos parcerias que impulsionem a sustentabilidade dos negócios. Soluções ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis são um caminho promissor para a competitividade e o desenvolvimento sustentável”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Prêmio
No dia anterior ao Congresso, será entregue o Prêmio Nacional de Inovação. A iniciativa é voltada para empresas do setor industrial, pequenos negócios de todos os setores e ecossistemas de Inovação que atuam no Brasil. Além disso, serão reconhecidos pesquisadores que atuam em um ou mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas. Os inscritos são avaliados com base em critérios estabelecidos em metodologias de avaliação, alinhados ao Manual de Oslo e às principais premiações de inovação do mundo.