“Empreender é observar e ouvir.” Assim, de forma simples e direta, típica de quem aprendeu com a experiência de começar do zero, quebrar e recomeçar, a manicure que virou marca nacional Ana Paula Villar definiu a jornada de montar e consolidar o próprio negócio, a Villar Cosméticos.
A convite do Sebrae, Ana Paula participou do seminário Sebrae Beleza, na abertura da Beauty Fair 2025, que acontece em São Paulo de 6 a 9 de setembro. “Este é um grande encontro do ecossistema da beleza”, afirma Maria Consuelo Mello, coordenadora do setor de Beleza e Cosméticos do Sebrae Nacional.
Além de Ana Paula, conversaram com o público outros profissionais de destaque do segmento de cabelo, maquiagem e estética. O “mago das noivas”, Paulo Persil, especialista em penteados elaborados, alertou para o desafio de permanecer relevante no mercado após três décadas de destaque. “Não se envolva em polêmicas com clientes, seja de ordem política ou religiosa”, recomendou, destacando que cuidar da própria aparência e do humor é fundamental para quem quer trabalhar com beleza.

A facilidade de agendamento dos serviços é outro ponto importante em um negócio do ramo. Segundo Ana Flavia Andrade, da Trinks, startup de gestão de clientes, hoje a ‘fachada’ de um salão é o Google.
“Por isso, um perfil digital deve ter todas as informações para que o cliente possa agendar um horário de forma segura e eficaz, sete dias da semana”
Ana Flavia Andrade, da Trinks, startup de gestão de clientes
Todos os palestrantes destacaram o poder estratégico das redes sociais na divulgação do próprio trabalho e no alcance de novos clientes. Com perfis no YouTube, Facebook, Instagram e TikToK, Ana Paula Villar virou influencer e acabou atraindo o mercado publicitário. “A monetização nas redes sociais é uma forma de empreender sem a necessidade de funcionários”, sugeriu ela.
Amazônia
Em parceria com a Beauty Fair, o Sebrae Nacional selecionou 20 micro e pequenas empresas (MPEs) para exporem no evento e participarem das rodadas de negócios internacionais com representantes de 10 países vizinhos da América Latina e América Central, durante a feira. Entre os compradores estão distribuidores, redes de farmácias e lojas especializadas.
De acordo com a analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional Patrícia de Faria, o primeiro dia de evento já mostrou um balanço bem positivo.
“Ajudamos os empreendedores a formularem o preço e a negociar para exportações e daremos o suporte quando fecharem uma venda”
Patrícia de Faria, analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional
Entusiasmada com a possibilidade de exportar sua linha de biocosméticos veganos com ativos da Amazônia, a farmacêutica Daniela Cunha conversou com representantes de distribuidoras do México e do Equador. “Ambos buscam produtos premium, de alto valor agregado”, comemorava a empresária paraense que realizou o sonho de criar a própria marca de cosméticos, a Quri, após 20 anos de experiência no mercado. “Nossa marca é ‘clean beauty’, ou seja, ‘cosmético limpo’, que não agride a pele nem o ambiente, e possui selo de qualidade e de rastreabilidade”, explica.
Com uma pequena fábrica em Belém (PA), ela vê na COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em novembro, uma oportunidade de ouro para potencializar suas vendas, hoje com foco no e-commerce. Para tanto, pretende expor sua coleção de óleos puros de andiroba, castanha e copaíba, entre outros, no Polo Joalheiro, espaço turístico no centro da capital paraense.

Outra marca que busca exposição é a Arilife, de artigos para o cabelo. Na Beauty Fair, a empresa lança a linha ‘Amazônia’, composta por xampu, condicionador e leave-in (creme sem enxágue). Com sete produtos no portfólio, a cosmetóloga Ariane Achcar, CEO, credita ao Sebrae a bem-sucedida trajetória desde que, há seis anos, montou uma fábrica em Mairiporã, na Grande São Paulo. “Fiz vários cursos do Sebrae ao longo desses anos e participo de tudo o que a instituição oferece.”
E quem visitar o estande do Sebrae na feira poderá interagir com a Lis, atendente virtual pronta para esclarecer dúvidas de quem pretende empreender bonito no ramo da beleza.
