ASN Nacional
Compartilhe

Do campo à mesa: produtores familiares levam sabor e identidade ao Mesa SP

Com apoio do Sebrae, empreendedores premiados participam de um dos maiores eventos gastronômicos da América Latina
Por Brunna Pires
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae vai proporcionar uma experiência única a 13 produtores familiares finalistas do Prêmio CNA Artesanal 2025. Os selecionados terão a oportunidade de levar seus produtos premiados e suas histórias até o Mesa SP, uma das maiores vitrines de pequenos produtores para o Brasil e o mundo.

Para muitos, será a primeira vivência em um palco dessa importância, um marco na trajetória de quem transforma tradição e talento em sabor. “A presença de produtores familiares em um evento como o Mesa SP é uma oportunidade estratégica de valorização da origem, da qualidade e da identidade do alimento brasileiro”, destaca Jane Blandina, analista de Competitividade do Sebrae.

Segundo ela, estar no evento pode representar um marco de transformação para esses pequenos produtores. Além da visibilidade, eles terão acesso direto a tendências de mercado, novos canais de comercialização e oportunidades de conexões e parcerias com chefs e distribuidores. “Essa vivência amplia o repertório, inspira melhorias de gestão e qualidade e proporciona um espaço de aprendizado e reposicionamento estratégico”, reforça Jane.

Foto: Divulgação

Abrindo portas para produtoras de geleias

Entre os produtores convidados pelo Sebrae para participar do evento está Léia Fardin, doceira de Santa Rita do Passa Quatro (SP), cuja trajetória é marcada pelo cuidado artesanal e pela valorização da tradição familiar.

Desde 1985, Léia transforma frutas selecionadas em doces e geleias premiadas, mantendo o sabor da memória afetiva e o compromisso com a qualidade. Com apoio do Sebrae-SP, ela aprimorou a gestão, modernizou embalagens e ampliou sua produção em 60%. Sua geleia de laranja, inspirada em uma receita da mãe, conquistou o 3º lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal – Geleias.

O Sebrae me ajudou a entender que, além de cozinhar, eu também podia empreender. Nossa a expectativa é muito grande, estamos contando os dias para participar desta Feira com grandes nomes da nossa gastronomia.

Léia Fardin, empreendedora

As geleias e doces também são a principal fonte de renda de Joelma Costa, uma empreendedora de Estreito, no Maranhão. A convite do Sebrae ela será mais uma das produtoras que terão a oportunidade de integrar a comitiva que vai para o Mesa SP.

Ela conquistou o 3º lugar no Prêmio CNA Artesanal 2025 na categoria Geleia Mista com um produto feito a base de abacaxi e pimenta. “O concurso nos trouxe muita visibilidade, muitos contatos e aprendizado. Foi uma porta que eu não esperava que fosse ser aberta pra mim algum dia”, celebra.

Foto: Divulgação

Nessa jornada, o Sebrae foi um grande aliado da Geleias da Jô. Segundo a empreendedora, além dos cursos e capacitações que teve a oportunidade de participar, foi por meio da instituição que ela se inscreveu no Prêmio. “Agora a expectativa quanto ao Mesa São Paulo é a melhor possível, divulgação, vendas, networking e conexões com empresas locais”, revela Joelma.

A experiência de ter o contato direto com profissionais de destaque do setor gastronômico abre portas para conexões que dificilmente aconteceriam fora desse ambiente. “Esse evento é o momento em que o campo e a cidade se encontram para celebrar o melhor da nossa produção com propósito e identidade”, conclui a especialista do Sebrae.

Mesa SP 2025
Datas: 30 e 31 de Outubro, e 01 de Novembro
Informações e inscrições no site do evento

  • Agricultura familiar
  • Gastronomia