Fomentar a compra de produtos com Indicação Geográfica (IG), artesanais, típicos e coloniais dos pequenos negócios do Brasil. Esse é o objetivo do Sebrae ao levar a ferramenta Do Brasil à Mesa para a maior feira de alimentação e bebidas das Américas: a Anuga Select Brazil, que será realizada de 9 a 11 de abril, em São Paulo (SP). Atualmente, cerca de 210 empresas e 650 produtos estão na plataforma, que é resultado de uma parceria entre com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“Na plataforma, o interessado pode fazer uma seleção por estado para encontrar as empresas por tipo de produto, por alcance de comercialização, ou por algum diferencial que aquele produto tenha. Continuaremos a curadoria dos produtos para então ampliar a plataforma tanto em número de empresas, quanto em número de artigos”, explica o analista de Competitividade do Sebrae Luiz Rebelatto, que fará uma palestra no primeiro dia do evento.
O analista ressalta que a plataforma Do Brasil à Mesa não é um e-commerce, mas funciona como uma vitrine virtual que possibilita aos pequenos produtores divulgarem seus negócios com informações essenciais, como os contatos e produtos das empresas para que as partes interessadas possam dar um primeiro passo na negociação. “Com isso, conseguimos agregar valor aos pequenos negócios, possibilitar o fornecimento de produtos de qualidade e estabelecer uma comunicação entre ofertantes e possíveis clientes”, ressalta Rebelatto.
Além da plataforma, alguns dos pequenos negócios estarão por lá para expor suas mercadorias. Um deles é a Clemens Chocolates, do Distrito Federal, que utiliza cacau orgânico na elaboração dos seus produtos. Segundo o proprietário Mário Gisi, mesmo com a alta recente da matéria-prima, será um momento especial para a empresa.
“Será uma ótima oportunidade para apresentar nossos produtos ao público B2B (Empresa para empresas) de São Paulo e do Brasil. Estabelecidos os contatos, podemos acertar as vendas para logo que normalize o mercado. Essas oportunidades que o Sebrae cria são muito significativas para firmar a marca em um ambiente comercial altamente competitivo”, afirmou o empreendedor.
Além de se aprofundarem em relação à plataforma, os empresários terão acesso a outra palestra do Sebrae sobre boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance, do inglês, ambiental, social e de governança) para pequenos negócios com o analista de competitividade do Sebrae Bruno Souza.
Sobre o evento
A Anuga Select Brazil é uma vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, rede food service, alimentação fora do lar e hotelaria. Lá, os empresários e profissionais do setor podem avaliar novos fornecedores, participar de atrações, assistir apresentações de especialistas e conhecer as tendências mundiais em alimentos e bebidas.