Com o objetivo de acelerar a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios brasileiros, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu o painel “Meu Município pelos ODS: Participação Social e Ação Local pelo Clima e pelo Desenvolvimento Sustentável”, nesta sexta-feira (14), no Pavilhão da ONU, localizado na “blue zone”, durante a COP-30, em Belém/PA. O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, foi convidado a integrar o painel, representando o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).
O encontro teve como objetivo fortalecer uma rede institucional de apoio a estados e municípios na missão de atrair mais municípios brasileiros ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável, que capacita a implementação de políticas públicas vinculadas os 17 ODS, em especial o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, que pretende tomar medidas urgentes para combater a mudança global do clima e seus impactos.
Durante sua participação, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destacou a contribuição do CSS para fortalecer a ação climática e desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.
“Empreender de forma socioambiental consiste em um território resiliente que viabiliza empresas responsáveis ambientalmente, fortalecer as atividades econômicas ligadas à bioeconomia e realizar os ajustes climáticos que integrem a geração de emprego, renda e dignidade para as populações. O Sebrae/MT já implementa essas ações por meio do CSS, há mais de 15 anos, promovendo a educação ambiental. Essa estratégia está alinhada com a COP 30 que propõe a refletir sobre como promover a conscientização e as práticas sustentáveis, especialmente nos municípios que são os territórios onde o empreendedorismo climático pode se desenvolver”, enfatiza.
O painel também contou com a participação das seguintes autoridades: o secretário-executivo da Comissão Nacional para os ODS (CNODS), Lavito Bacarissa, que atuou como mediador; o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos; o diretor de Gestão Corporativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Lincoln Moreira; a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo; o vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Jean Benevides; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; e o representante-residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas.
