ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Desenvolvimento territorial, inovação e expansão de exportação do pequeno negócio integram agenda do Sebrae na Colômbia

O programa Territórios Empreendedores terá a sua primeira experiência de internacionalizar boas práticas
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Avançar na comercialização de produtos brasileiros à Colômbia, especialmente dos pequenos negócios, e conhecer de perto a experiência da cidade de Medellín em desenvolvimento territorial. Essas são algumas das agendas prioritárias do Sebrae na visita ao país vizinho nesta semana. A agenda é resultado do fortalecimento dos laços de cooperação técnica-institucional entre Brasil e Colômbia. Por meio de uma troca de experiências que ocorrerá durante os próximos dois anos, a parceria visa aprimorar a atuação das governanças regionais brasileiras que fazem parte da estratégia de Territórios Empreendedores, do Sebrae. Atualmente, mais de 60 territórios, que totalizam mais de 600 municípios brasileiros das cinco regiões do país, fazem parte da ação.

O analista de Desenvolvimento Territorial, André Ligório, apresentou a estratégia Territórios Empreendedores durante a missão do Sebrae à Colômbia. Foto: Charles Damasceno.

“As experiências colombianas que levaram Medellín a deixar de ser reconhecida pelos profundos problemas socias, principalmente dos anos 90, e se tornar uma das cidades mais inovadoras e criativas do mundo – por meio do fomento aos ecossistemas de inovação, da criação de distritos a partir de suas vocações, da melhoria da mobilidade urbana, da promoção da inclusão socioprodutiva e atendimento aos negócios de comunidades, através do envolvimento da sociedade civil, do poder público, do setor produtivo e das instituições de educação –, são fundamentais para enriquecer as metodologias e projetos já trabalhados pelo Sebrae”, apontou André Ligório, analista de Desenvolvimento Territorial.

O diretor executivo do Escritório de Resiliência de Medellín, Santiago Uribe, ressaltou que a aproximação entre as duas agências será um processo de conhecimento mútuo. “Durante muito tempo, acreditamos que a língua era uma barreira. No entanto, aquilo que nos diferencia, no caso de Brasil, nos une. E que falar português e espanhol pode ser uma grande vantagem para o desenvolvimento de novos negócios. Novas formas de vinculação e de fortalecer nossas relações”, destacou.

A expectativa é que após os 24 meses de realização do projeto de cooperação, além das missões internacionais para o intercâmbio de conhecimento, sejam feitas uma série de entregas, com metodologias, indicadores e estratégias que permitam construir uma rota para o desenvolvimento local nos dois países.

Territórios Empreendedores

O Sebrae possui uma intensa atuação para a melhoria do ambiente de negócios onde as micro e pequenas empresas brasileiras estão inseridas. Uma das estratégias adotadas pelo Sebrae é chamada de Territórios Empreendedores, que visa responder à carência de integração entre lideranças do poder público, de entidades privadas e da sociedade civil, com os objetivos de gerar autonomia e inovação territorial, aproximando diferentes atores de desenvolvimento e contribuindo com a construção e implementação de um Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável, que faça sentido para cada território.

É a primeira vez que o Sebrae vai fechar uma parceria internacional no âmbito do Territórios Empreendedores. A iniciativa já conta com a adesão de mais de 60 territórios, que totalizam mais de 600 municípios brasileiros, nas 5 regiões do país, mobilizando mais de 2.500 lideranças locais.

  • desenvolvimento territorial
  • Inovação
  • Territórios Empreendedores