ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Desafio Liga Jovem inspira estudantes a criar soluções reais para transformar a rotina de crianças atípicas

Com ferramenta, Ana Clara e sua equipe venceram o desafio e levaram a inovação até Madrid. Inscrições estão abertas para a 3ª edição
Por Brunna Pires
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

A primeira edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae deixou lembranças inesquecíveis no coração da alagoana Ana Clara Soares. Em 2023, ela foi uma das campeãs do programa com a equipe Callíope, que criou uma ferramenta de comunicação para crianças do espectro autista.

“Foi uma oportunidade de enriquecer nossa parte pensante, ganhar prêmios, aprender a lidar melhor com as nossas emoções e pensar em tudo que a gente é capaz de fazer. O desafio é literalmente a oportunidade de uma vida”, declara Ana.

A ideia do Callíope é ser um aplicativo gamificado desenvolvido para crianças atípicas, mais especificamente para pessoas com autismo que têm dificuldades de fala. A ferramenta explora a comunicação verbal e não-verbal, usando imagens e explorando os hiperfocos dessas crianças para ajudá-las a desenvolver a comunicação.

Idealizado por alunas do colégio Marista de Maceió, inspiradas por um espaço da escola criado especialmente para atender às necessidades de alunos atípicos, o nome escolhido para batizar o projeto veio da mitologia grega. Calíope é a deusa da eloquência e da ciência, o que faz relação direta com o propósito da iniciativa. Um fato que mudou completamente a experiência de Ana foi ter contado com sua irmã mais velha como orientadora do projeto.

Acho que tive muita sorte de ter tido uma equipe que foi tão unida, não só por ter tido a minha irmã como orientadora, mas por ter tido amigas que compartilharam esse processo junto comigo.

Ana Clara Soares, vencedora do Desafio Liga Jovem.

Ao ganhar o prêmio, ela e as colegas de equipe tiveram a oportunidade de viajar para Madrid, expandir seus horizontes e criar um networking especializado. Atualmente, mais de dois anos depois da conquista, elas querem seguir com o projeto e estão em fase de desenvolvimento de um protótipo.

“O desafio muda e transforma tanto na gente. Ele nos possibilita e nos permite pensar e desenvolver projetos que muitas vezes outras pessoas não percebem que ali tem um problema. É inspirador ver pessoas tão jovens pensarem em soluções tão inovadoras, tão revolucionárias, pensarem em tecnologias, em aplicativos”, concluiu Ana Clara.

A oportunidade que Ana Clara viveu mudou completamente sua visão de mundo e pode transformar também a vida de estudantes de todo o Brasil. O Desafio Liga Jovem, A maior competição de empreendedorismo e tecnologia na escola do país está com inscrições abertas para a 3ª edição, até o dia 18 de agosto.

Sobre o DLJ 2025

Nesta nova edição, são esperadas 80 mil inscrições para alunos de três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A novidade agora é a presença – na grande final – de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores, sendo três equipes representadas por estado. Os vencedores vão receber uma viagem internacional de até dez dias com tudo pago.

Para participar, os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.

Premiação

Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.

Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado vão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com despesas custeadas.

Vencedores da Grande Final

1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional. Trata-se de uma experiência de até dez dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.

  • Desafio Liga Jovem
  • Educação Empreendedora
  • empreendedorismo jovem