A oportunidade de apresentar produtos diferenciados para potenciais consumidores fez com que as microempreendedoras Martina Sgarbi, mestre queijeira, e Rosemeire Machado, culinarista, abraçassem com força o convite para participar da mesa de degustação do Sebrae na etapa final do concurso ‘Comida di Buteco’, que aconteceu na noite de 1º de julho, em São Paulo (SP).
Um dos patrocinadores do tradicional evento, criado há 25 anos em Belo Horizonte (MG) e hoje espalhado pelo Brasil, o Sebrae, com essa ação, quis estimular a realização de parcerias no segmento de alimentação fora do lar entre pequenos fornecedores e donos de bares, público-alvo do prêmio que celebrou a tradição da cultura de boteco.
Identificamos nas expositoras produtos aderentes ao tipo de evento. Estimulamos a exposição delas para que pudessem fechar negócios, apresentando e divulgando seus petiscos.
Bruno Lopes, gestor de Negócios de Alimentação do Sebrae.
Segundo Lopes, o Sebrae atendeu, em 2024, cerca de 30% do total de 900 mil negócios do setor de alimentação fora do lar registrados no país. Da parte empreendedoras, a participação no evento foi estratégica, gerando vários contatos e forte chance de aumento das vendas diretas, via Whatsapp, situação muito almejada uma vez que a comercialização para pontos de venda diminui a margem de lucro.
“Minha produção é pequena, forneço para alguns empórios, mas meu foco é o consumidor final”, contou Martina, que largou a contabilidade para se dedicar exclusivamente à produção de queijos artesanais, como o azul suave, “com menos sal que um gorgonzola tradicional”, e o ‘marmoratto’, lavado em cachaça envelhecida e urucum, o que lhe confere uma saborosa crosta alaranjada.

Aproveitamento
Para os inúmeros donos de bares que vinham experimentar suas criações exclusivas à base de leite de vaca, a mestre queijeira apresentava o kit de 150 gramas com 3 tipos de queijo para compor tábuas de frios. “Com as peças já fracionadas, o bar evita sobras e desperdício.”
Também foi de olho em evitar perdas que Rosemeire Machado criou a Mont Carmel Culinária Gourmet. Ela aproveita integralmente os alimentos na produção de sua criativa linha de produtos, que inclui caponata de casca de banana verde, com propriedades funcionais; geleia de abacaxi com pimenta – própria para acompanhar queijos e carne de porco; pasta vegana de castanha de caju com damasco e licor de marula, à base de pequi, com sabor aproximado ao original da frutinha sul-africana.
“A participação em feiras e eventos como esse me auxilia na validação dos produtos junto ao público, consigo descobrir o que tem mais aceitação e viabilidade de comercialização”, declarou a cozinheira, que credita à assistência do Sebrae o fato de ter se tornado uma realizada empreendedora no ramo culinário. “Muita gente pegou o meu cartão aqui, graças ao apoio do Sebrae. Sou muito grata a esse relacionamento”, comemorava.