Quase metade dos empreendedores brasileiros que buscaram empréstimo bancário nos últimos três meses obteve sucesso em sua solicitação. Esse é o melhor índice registrado em pesquisa realizada pelo Sebrae junto a donos de micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais (MEI), desde agosto de 2022. Além disso, o levantamento aponta que os pequenos negócios estão conseguindo manter o pagamento dos seus empréstimos em dia e o índice de inadimplência mantém-se entre os mais baixos já registrados.
A pesquisa revelou que, no último mês de maio, um em cada quatro empreendedores havia buscado crédito. Desse universo, 45% conseguiram o empréstimo, 9% aguardavam a resposta da instituição financeira de crédito e 46% tiveram o pedido negado.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado confirma o acerto das medidas adotadas pelo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin para ampliar o acesso dos brasileiros, em particular dos donos de pequenos negócios, a crédito.
O Sebrae trabalha para que os empreendedores e as empreendedoras tenham acesso ao crédito. Com isso, podem investir e gerar empregos, renda e inclusão. O Sebrae já conta com 26 instituições financeiras operadoras do fundo de aval mantido pela Instituição, o FAMPE. Além de disponibilizar os valores necessários como garantia para esses empréstimos, o Sebrae oferece assistência integral desde o momento de tomada do crédito até que o empresário encerre a dívida.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, 34% dos donos de pequenos negócios estão com os pagamentos de suas dívidas em dia e 22% têm dívidas em atraso. Entre as empresas que contraíram dívidas, para 51% o pagamento dessas dívidas representa 30% ou mais dos custos mensais da empresa. No caso dos MEI, esse universo cresce para 57% dos empreendedores entrevistados.