Cerca de 800 corredores participaram, neste domingo (5), no Eixão Sul, em Brasília (DF), da Corrida Compre do Pequeno. O evento faz parte da campanha do Sebrae para incentivar o empreendedorismo dos pequenos negócios brasileiros.
“O objetivo é estimular a opção de compra no pequeno negócio e, ao mesmo tempo, a prática do esporte. Estamos unindo as duas coisas. Também temos 20 expositores para estarem com a gente vendendo seus produtos. É um momento de integração, tanto dos colaboradores do Sebrae como do público externo”, afirma a analista de marketing da instituição, Jassana Chagas.

A prova foi dividida entre as categorias de 5 km e 10 km. Confira os vencedores:
- 5 km (masculino): Luiz Augusto Silva (19m40s) | Fernando Freire (20m42s) | Wender Luiz dos Santos (20m46s)
- 5 km (feminino): Débora Beleza (24m46s) | Katia Maria Correia (25m53s) | Keila Cristina Costa (26m05s)
- 10 km (masculino): Anderson Couto (42m51s) | Denilson de Siqueira (43m22s) | Thiago Soares (44m09s)
- 10 km (feminino): Fernanda Rocha (45m27s) | Maria Sardenberg (50m29s) | Carmen Lucia Alves (51m10s)
O evento disponibilizou toda a estrutura de apoio necessária, com guarda-volume, lanche, área de quick massage, avaliação corporal, barracas de produtos dos pequenos negócios da região, além de banheiros e posto médico. Ao final da corrida, um show ao vivo com muito samba animou os participantes.

A empreendedora Denise Marques, da Granola da Dê, foi uma das 20 empresas selecionadas para vender produtos durante o evento. Há seis anos no mercado, Denise comemora a oportunidade de divulgar os produtos e aproveitou o domingo para conquistar mais clientes. “Esse movimento traz força para o pequeno negócio, com o apoio do Sebrae, mostrando para a comunidade a importância de comprar de uma pequena empresa. Quero mesmo fortalecer essa rede e por isso estou trazendo meus produtos para o evento”, explica Denise.
Compre do Pequeno
Neste domingo (5), é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Em comemoração à data, o Sebrae promove a campanha Compre do Pequeno, para valorizar o papel que esses empreendedores, que representam 97% das empresas do país, desempenham nas vidas das pessoas e de suas localidades.
Ao decidir comprar em um pequeno negócio, o consumidor contribui para colocar o dinheiro em circulação dentro da própria comunidade, gerar mais empregos e desenvolver a economia local.