O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, nesta sexta-feira (22), da celebração de Natal dos catadores e da população em situação de rua, em Brasília. No evento, que já se tornou uma tradição, o presidente colocou os ministros à disposição dos mais vulneráveis e destacou o objetivo do governo de retirar essas pessoas de invisibilidade social. O Sebrae participou da solenidade, onde foi firmado um acordo de cooperação técnica para melhoria dos sistemas municipais de coleta seletiva, com a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou que a entidade já possui um trabalho consolidado com os catadores e que este trabalho será ampliado por meio do empreendedorismo. “Hoje já são 400 catadores formalizados como microempreendedores individuais e ainda possui cerca de 400 que estão na informalidade. São pessoas que acordam, limpam o Brasil e constroem renda. O Sebrae vai atuar fortemente, em todo país, junto a esses profissionais, para que possam se desenvolver, gerando ainda mais inclusão”, comentou. Hoje, os catadores, em atividade no Brasil, são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado no país. Dos cerca de 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos produzidos, mais de 80% são materiais reaproveitáveis que podem gerar empregos, além de serem retirados do meio ambiente.
O papel dos catadores foi destacado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou, em seu pronunciamento, que o primeiro ano do seu mandato foi concentrado no esforço de reorganizar a economia e os programas de governo que se encontravam desestruturados. “Esse ano de 2023 foi o ano de recuperar o país. O que eu quero é que vocês deixem de ser invisíveis. Quem está na rua tem pressa”, disse. Além disso, o presidente Lula reforçou o papel estratégico desempenhando pelos catadores. A reciclagem de resíduos é considerada uma grande fonte de economia de energia e promotora de recuperação do meio ambiente.
O Sebrae está construindo várias frentes de trabalho com os catadores de todo país. Em 2024, haverá a assinatura de um acordo de cooperação para o fomento do trabalho, emprego e renda no Brasil, com foco no público de catadores; e atuação da instituição para efetivar melhoria dos sistemas municipais de coleta seletiva com a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis. Na prática significa a construção de jornada de capacitação e consultoria em gestão de pequenos negócios para Cooperativas de catadores, formalização de MEI catadores e atuação junto às prefeituras e cooperativas.
O Sebrae irá também integrar o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. Com isso, será possível efetivar o fortalecimento das associações, cooperativas e outras formas de organização popular dos catadores; melhoria das condições de trabalho; do fomento ao financiamento público; da inclusão socioeconômica; e da expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da coleta seletiva solidária, da reutilização, da reciclagem, da logística reversa e da educação ambiental.