A Rota das Emoções, que envolve diretamente 14 cidades dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão e é considerada um dos destinos turísticos mais desejado por brasileiros e estrangeiros, foi apresentada à equipe da Embratur, nessa quinta-feira (18). Estiveram reunidos com o presidente da agência, Marcelo Freixo, representantes do Sebrae Nacional e dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, além de secretários estaduais de Turismo, gestores do projeto, empresários e demais representantes regionais.
Na pauta, foram discutidas as ações coordenadas com a agência de promoção internacional deste destino. Empresários ligados à Rota entregaram um ofício de demandas ao presidente Marcelo Freixo. A meta principal é recuperar o nível de turistas estrangeiros que visitavam a região antes do período de restrições provocados pela pandemia de Covid-19. “É uma rota integrada, um dos principais destinos turísticos brasileiros, que traz geração de emprego, renda e a gente quer promover, atrair muitos turistas internacionais para esses destinos”, afirmou o presidente da Embratur.
“A reunião possibilitou que a equipe da Embratur conhecesse mais sobre a Rota das Emoções, que pode contribuir, efetivamente, para o reposicionamento da marca Brasil no exterior como um país com destinos de excelência e que inovam”, afirmou a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro.
Ela ainda destacou que durante a reunião foram apresentados o atual cenário do destino e os desafios que o mercado atual demanda. “Vamos fazer com que a Rota das Emoções atenda todas as expectativas do mercado internacional e do novo cenário da economia e do turismo mundial. Essa integração entre Sebrae, Embratur, gestores e empresários possibilita inúmeros ganhos para o turismo brasileiro e o tornará mais competitivo”, ressaltou.
Suilany Teixeira, articuladora regional do Sebrae do Ceará, detalhou os números positivos alcançados pela Rota, mas destacou a necessidade de reposicionar o roteiro internacionalmente diante das novas tendências de turismo mundial.
O secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Ruan Tavares, destacou a necessidade da realização de um trabalho conjunto entre os envolvidos para aproveitar o máximo potencial da Rota das Emoções. “Esse trabalho em conjunto é fundamental para que o mundo conheça essa rota com inúmeras características. Isso é fundamental para a geração de empregos, de renda, e o estado do Maranhão está de portas abertas para continuar esse trabalho em conjunto com a Embratur.