ASN Nacional
Compartilhe

Imaginação é a chave para empreender em qualquer idade

Debate realizado no segundo dia da Feira do Empreendedor discute os desafios de empreender no mundo atual
Por Da Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O publicitário e empreendedor digital Walter Longo; a influenciadora digital e empresária Bianca Andrade e a musicista, escritora e palestrante Rivkah, estiveram juntos na Arena do Conhecimento, durante a Feira do Empreendedor 2022, promovida pelo Sebrae. Três gerações reunidas, discutindo sobre o tema: Não há idade para empreender.

Segundo Walter Longo, as pessoas que pretendem empreender hoje precisam compreender que sem imaginação, não há empreendedorismo moderno. “Não há ninguém melhor que a Inteligência Artificial para solucionar problemas previsíveis. Computadores são muito melhores do que nós para produzir e gerir, mesmo em funções intelectuais como escrever processos jurídicos”, comenta o empresário. “Nós, seres humanos, não fomos criados para apertar parafusos. Nossa missão é reaprender a sonhar. As crianças nascem cheias de imaginação, mas o cotidiano vai matando a criatividade infantil e as escolas cerceiam a capacidade delas de imaginar”, acrescenta Walter. Segundo ele, a IA não veio para roubar a nossa missão, mas para devolver a nossa humanidade. “Quando carros autônomos estiverem andando sozinhos nas estradas, nós termos mais tempo para sermos mais humanos”, avalia.

A empresária Bianca Andrade, conhecida no mundo digital como Boca Rosa, avalia que nunca houve uma idade certa para empreender. “A gente só não sabia disso. Não sabíamos que era possível fazer. A era digital trouxe muito mais voz para os jovens, abrindo espaço para novas conexões”, analisa a influenciadora. Ela lembrou que a inovação teve papel chave na sua carreira e que a base da criatividade e de outras habilidades é a curiosidade. “Foi a inovação que permitiu que eu me mantivesse relevante por 11 anos na internet. Quem inova, lidera o mercado”, destacou.

Para Rivkah, que começou a empreender com apenas 9 anos, os jovens da Geração Z enfrentam desafios para empreender que são próprios da idade, mas trazem naturalmente algumas habilidades que os tornam mais competitivos e criativos no mundo atual. “Os jovens não têm, muitas vezes, resiliência e paciência. Por outro lado, eles são mais inovadores. A nossa geração é mais conectada com o digital e com a tecnologia”, comentou. “Hoje, o jovem já começa o seu negócio digitalizado. Já os empreendedores de gerações anteriores, tiveram de se adaptar a essa nova realidade”, lembra a musicista.

Feira do Empreendedor 2022
Data: 7 a 11 de outubro
Evento presencial: SP Expo – 1,5, Rodovia dos Imigrantes – Jabaquara
Acesso on-line: Plataforma Sebrae Experience
Informações e inscrições gratuitas: feiradoempreendedor22.com.br

  • Empreendedorismo
  • feira do empreendedor