ASN Nacional
Compartilhe

Evento celebra 50 anos de atuação do Sebrae em Goiás com resgate de histórias e exaltação de conquistas

Comemoração foi marcada por homenagens aos empregados, dirigentes e conselheiros que ajudaram a construir a história da instituição no estado de Goiás
Por Wilson Lopes, de Goiânia
ASN Nacional
Compartilhe

As comemorações de 50 anos de atuação do Sebrae em Goiás foram encerradas no dia 16/12, em um evento marcado por encontros e reencontros de gerações. Na oportunidade, foram homenageados empregados, dirigentes e conselheiros que construíram, e ainda constroem, o legado do Sebrae no estado.

Além das homenagens, o evento marcou o lançamento do livro Sebrae 50+50, um compêndio das ações, programas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas goianas ao longo das cinco décadas.

O livro ainda apresenta capítulos dedicados aos ex-empregados e ex-dirigentes que puderam contar um pouco de sua história de dedicação à instituição, bem como dos atuais dirigentes e conselheiros que consolidaram o Sebrae no cenário nacional como referência em gestão e governança.

Para o superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, foi uma oportunidade para resgatar histórias e celebrar as conquistas tão simbólicas da instituição ao longo dos tempos. “É impressionante o quanto o Sebrae é querido, reconhecido e respeitado”, ressaltou.

O presidente do CDE, Ubiratan da Silva Lopes, aproveitou a sua fala para agradecer a todos os 194 empregados, dirigentes e conselheiros, do passado e do presente, que fizeram parte da história do Sebrae. “Fica aqui o meu mais profundo agradecimento, reconhecimento e admiração”, disse.

“Esse não é um discurso de despedida. Quem teve a honra de servir a esta instituição jamais dela se esquecerá”, disse Ubiratan Lopes (Foto Jackson Rodrigues)

Ubiratan Lopes pontuou os quatro anos da atual gestão, relembrando as adversidades da pandemia e a proatividade do CDE, determinando a retomada do atendimento presencial e a reabertura dos Escritórios Regionais, para que o Sebrae estivesse na linha de frente, vivenciando as dores dos micro e pequenos empresários.

O presidente ainda ressaltou a instituição do Gabinete do CDE, o sistema de governança corporativa e as visitas técnicas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte, referências nacionais de atendimento e gestão de pessoas. “Tudo isso só foi possível porque tivemos ao nosso lado conselheiros valorosos, que dedicaram muita atenção, tempo e conhecimento ao CDE, de forma espontânea e voluntária, sem nenhuma remuneração”, completou, enumerando cada uma das 13 entidades do conselho, bem como o Fórum Empresarial de Goiás.

Algumas das realizações da gestão em homenagem aos 50 anos do Sebrae

Reunião Solene do CDE com a presença do governador Ronaldo Caiado; lançamento de Selo Comemorativo em parceria com os Correios; realização do Workshop Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (com participação de 50 conselheiros, diretores e empregados de Goiás, Acre, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sebrae Nacional); lançamento do Polo de Soluções Sistema Sebrae Agronegócios; criação do Centro de Memórias; lançamento da Cápsula do Tempo; inauguração do Terraço Sebrae; lançamento do Livro Sebrae 50 anos; sessão de homenagem ao Sebrae na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; lançamento do Observatório Sebrae; lançamento da Escola de Negócios; realização da Corrida Sebrae Goiás 50 Anos; homenagem aos ex-dirigentes e ex-presidentes do Conselho Deliberativo.

  • Sebrae