As comemorações de 50 anos de atuação do Sebrae em Goiás foram encerradas no dia 16/12, em um evento marcado por encontros e reencontros de gerações. Na oportunidade, foram homenageados empregados, dirigentes e conselheiros que construíram, e ainda constroem, o legado do Sebrae no estado.
Além das homenagens, o evento marcou o lançamento do livro Sebrae 50+50, um compêndio das ações, programas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas goianas ao longo das cinco décadas.
O livro ainda apresenta capítulos dedicados aos ex-empregados e ex-dirigentes que puderam contar um pouco de sua história de dedicação à instituição, bem como dos atuais dirigentes e conselheiros que consolidaram o Sebrae no cenário nacional como referência em gestão e governança.
Para o superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, foi uma oportunidade para resgatar histórias e celebrar as conquistas tão simbólicas da instituição ao longo dos tempos. “É impressionante o quanto o Sebrae é querido, reconhecido e respeitado”, ressaltou.
O presidente do CDE, Ubiratan da Silva Lopes, aproveitou a sua fala para agradecer a todos os 194 empregados, dirigentes e conselheiros, do passado e do presente, que fizeram parte da história do Sebrae. “Fica aqui o meu mais profundo agradecimento, reconhecimento e admiração”, disse.
Ubiratan Lopes pontuou os quatro anos da atual gestão, relembrando as adversidades da pandemia e a proatividade do CDE, determinando a retomada do atendimento presencial e a reabertura dos Escritórios Regionais, para que o Sebrae estivesse na linha de frente, vivenciando as dores dos micro e pequenos empresários.
O presidente ainda ressaltou a instituição do Gabinete do CDE, o sistema de governança corporativa e as visitas técnicas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte, referências nacionais de atendimento e gestão de pessoas. “Tudo isso só foi possível porque tivemos ao nosso lado conselheiros valorosos, que dedicaram muita atenção, tempo e conhecimento ao CDE, de forma espontânea e voluntária, sem nenhuma remuneração”, completou, enumerando cada uma das 13 entidades do conselho, bem como o Fórum Empresarial de Goiás.
Algumas das realizações da gestão em homenagem aos 50 anos do Sebrae
Reunião Solene do CDE com a presença do governador Ronaldo Caiado; lançamento de Selo Comemorativo em parceria com os Correios; realização do Workshop Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (com participação de 50 conselheiros, diretores e empregados de Goiás, Acre, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sebrae Nacional); lançamento do Polo de Soluções Sistema Sebrae Agronegócios; criação do Centro de Memórias; lançamento da Cápsula do Tempo; inauguração do Terraço Sebrae; lançamento do Livro Sebrae 50 anos; sessão de homenagem ao Sebrae na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; lançamento do Observatório Sebrae; lançamento da Escola de Negócios; realização da Corrida Sebrae Goiás 50 Anos; homenagem aos ex-dirigentes e ex-presidentes do Conselho Deliberativo.