Da experiência de viver em situação de rua até se tornar um empreendedor de sucesso há uma longa jornada, que é possível por meio de muita luta, determinação e aprendizado. Todo esse caminho de superação é contado pelo cofundador da ComportPet – empresa especializada em cuidados e adestramento de animais em São Paulo (SP) –, Cleber Santos, no primeiro episódio da série Conta a Virada, no canal do Sebrae no Youtube.
-
Tudo começou quando Cleber decidiu sair de casa, por volta dos 16 anos, e foi “adotado” por um cachorro que também morava nas ruas. “Ficou ao meu lado o tempo inteiro. O Grafite foi um anjo que Deus colocou na minha vida”, diz. O primeiro trabalho que o empreendedor arrumou foi na construção de uma loja, que mais tarde se tornaria um petshop. “Fui convidado a ficar trabalhando lá. O meu salário era abrigo e alimentação”, lembra. Em pouco tempo, passou a dar banhos nos animais e ganhava R$ 20 por dia.
A virada na sua vida ocorreu quando teve a oportunidade de ir para o Canadá para aprender técnicas de adestramento. Na volta, passou a atender cada vez mais clientes, mas não sabia como transformar aquele serviço em negócio. Foi quando, em 2015, procurou o Sebrae, e, com o apoio da esposa, Dan Batista, fizeram a empresa progredir. “Ela assumiu a parte da gestão administrativa e financeira do negócio. Depois disso, conseguimos crescer muito rápido”, conta o empresário, que também abriu uma escola de cursos on-line, a UnicomportPet, para ensinar sua metodologia e hoje está em seis países. Atualmente, as duas empresas faturam, por ano, aproximadamente R$ 5 milhões.
Conta a Virada
A série disponibilizada no canal do Sebrae no Youtube apresenta trajetórias de empreendedores e empreendedoras de diferentes partes do país que conseguiram, a partir da superação de obstáculos e de experiências de erros e aprendizados, construir cases de sucesso. Com uma linguagem leve e descontraída, o programa viajou pelo Brasil para contar como donos de pequenos negócios conseguiram implementar soluções criativas, que podem inspirar outros empresários. A apresentação é feita pela analista do Sebrae Nacional Raquel Chaves.