Com ações como a Caravana Sebrae Delas e a oferta de 100% de garantias para empréstimos solicitados por pequenos negócios chefiados por mulheres, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Sebrae se consolida como voz ativa na busca por melhores condições de crédito para as empreendedoras brasileiras.
Por isso, na próxima sexta-feira (4), a instituição, como parte da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics (WBA na sigla em inglês para Women’s Business Alliance), cuja presidência rotativa neste ano é da CNI (Confederação Nacional da Indústria), lança o relatório “Mulheres empreendedoras em movimento: superando barreiras de crédito”. A apresentação do material ocorre no Rio de Janeiro, durante a plenária anual da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics, que antecede o Fórum Empresarial e a Cúpula de Chefes de Estado do Brics.
O relatório aborda os desafios enfrentados por mulheres que lideram seus negócios na busca por recursos e como isso impacta a economia e a redução das desigualdades. De acordo com Organização Mundial do Comércio (OMC), apenas 15% das empresas que atuam internacionalmente são lideradas por mulheres.

Além disso, o Women Entrepreneurs Finance Initiative (WE-FI) aponta que apenas um terço das pequenas e médias empresas no mundo é liderada por empreendedoras — e 70% dessas empresas enfrentam obstáculos significativos no acesso a crédito, redes de apoio e capacitação.
Na região dos Brics, por exemplo, a baixa presença feminina no empreendedorismo reflete um cenário marcado pela informalidade, normas culturais restritivas e dificuldades de acesso ao crédito. Na Índia, por exemplo, menos de 1% das mulheres é de empreendedoras formalizadas; na África do Sul, apenas 22% das empresas são lideradas por mulheres (Brics Women’s Development Report 2024).
Para discutir temas como esses, a plenária anual da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics (WBA, na sigla em inglês) reunirá lideranças empresariais dos países membros no Museu de Arte do Rio (MAR), consolidando os trabalhos conduzidos pelos grupos temáticos da Aliança ao longo da presidência brasileira do bloco em 2025.

Fórum Empresarial e concurso de startups
No sábado (5), será a vez do Fórum Empresarial do Brics, que acontecerá no Pier Mauá. O evento reúne lideranças empresariais, autoridades governamentais e especialistas dos países que integram o conglomerado. Na sequência, haverá a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, realizada pela terceira vez no Brasil.
Durante o Fórum, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, participará do painel “Estratégias de financiamento para a agenda de desenvolvimento do Brics”. Agendado para 14h30, o debate contará com representantes de diversas entidades nacionais e internacionais.
Em seguida, haverá o anúncio das vencedoras do “Brics Women’s Startup Contest”, concurso internacional voltado para startups lideradas por mulheres dos países membros e parceiros dos Brics. A iniciativa é organizada pelo Sebrae como parte da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics.
As 18 finalistas estarão presentes no evento, disseminando suas soluções inovadoras em seis categorias. Segundo o Observatório Sebrae Startups, 31% das startups brasileiras já contam com mulheres na liderança, evidenciando avanços importantes no setor.
Neste ano, o Fórum Empresarial aborda temas cruciais para o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades e economia digital, além de financiamento e inclusão financeira. O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e conta com a parceria institucional do Sebrae.