As mulheres que decidem abrir a própria empresa ou mesmo as que já se dedicam ao empreendedorismo têm menos suporte da sua rede de apoio em comparação aos empreendedores do gênero masculino. É o que mostra a pesquisa “Empreendedorismo Feminino”, feita pelo Sebrae em 2023. Para descobrir formas de mudar este cenário, o Sebrae traz o assunto para debate no quarto episódio da Série Olha Elas!. A fundadora da startup social PrograMaria, Iana Chan, e a psicanalista especializada em parentalidade, Fernanda Lopes, participaram do bate-papo juntamente com a jornalista, empresária e escritora, Cris Guterres, e a coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros.
“A chave para fazer uma boa rede de apoio é não pensar que é algo de outro mundo. Nada mais é do que fazer vínculo com as pessoas que você conhece, os vizinhos, na escola, no bairro. Conhecer as pessoas e se interessar por elas”, explica Fernanda Lopes. “O que nos fez crescer como startup foi o insight de que a jornada da mulher na tecnologia é muito solitária. A rede de apoio ajuda a gente a entender o que é nosso e o que é do mundo”, afirmou a fundadora da PrograMaria.
A coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, lembrou uma frase de uma amiga que define o termo: “Rede de apoio é aquela pessoa que você pode deixar a sua criança se você tiver que fazer alguma coisa”. “Mas existem outros dois conceitos que podem contribuir na jornada das mulheres: o networking, que é a criação de laços profissionais, e o netweaving, que são as conexões para a vida”, completou.
Confira o episódio:
A série do Sebrae Olha Elas! é o feita por mulheres e para as mulheres que empreendem. O objetivo da ação é inspirar outras empreendedoras espalhadas pelo Brasil. Os vídeos trazem reflexões sobre o fato das dificuldades enfrentadas pelas mulheres serem maiores do que a dos homens, além da vivência em um meio que desacredita e desestimula o desenvolvimento de suas competências técnicas e emocionais.
Sebrae Delas
É um programa do Sebrae que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras. Saiba mais aqui.
Confira a programação de publicação da série:
Episódio 5 (18 de março) – Discriminação de Gênero no Empreendedorismo
Episódio 6 (20 de março) – Crenças Limitantes e Competências Socioemocionais
Todos os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Sebrae no Youtube.