ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae celebra 50 anos com o lançamento de canal de TV exclusivo para empreendedores

Programação será diária, digital e disponível em canal fechado, com possibilidade acesso via internet, aplicativos e outros meios digitais da instituição
Por Da Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

No dia em que celebra os seus 50 anos, o Sebrae dá um grande passo como principal produtor de conteúdo sobre os pequenos negócios no Brasil. A partir desta terça-feira (5), às 16h30, entra no ar o Canal Empreender, plataforma de TV que oferece programação exclusiva voltada ao empreendedorismo. O Canal Empreender está disponível 24h, todos os dias da semana, em um canal fechado com possibilidade de acesso via internet, aplicativos e outros meios digitais do Sebrae. O lançamento faz parte das comemorações dos 50 anos do Sebrae.

Com uma programação dinâmica e moderna, a proposta é levar informação de qualidade sobre as principais temáticas que fazem parte do dia a dia de quem é empreendedor, deseja ter o seu próprio negócio ou se interessa por assuntos como gestão, tendências de mercado e casos de sucesso. “O Canal Empreender é o nosso presente aos empresários do país: informação 24h com a força do testemunho de personagens reais”, celebra o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O gerente da Unidade de Comunicação, Luiz Aurélio Alzamora, destaca que o novo canal está estruturado em quatro pilares: institucional, informativo/noticioso, educacional e técnico. “O principal objetivo é estar presente a todo momento na vida do empreendedor, proporcionando informação qualificada, debates, notícias sobre o ambiente de negócios e aprendizados diários para enfrentar os desafios do empreendedorismo”, frisa.

Para isso, o Canal Empreender quer contar com a audiência de quase 19 milhões de pequenos negócios espalhados por todo o Brasil e de 52 milhões de potenciais empreendedores, além do amplo reconhecimento e prestígio que a marca Sebrae possuiu com seu público-alvo.

Em recente pesquisa, o Sebrae alcançou feito inédito e figura entre as 10 marcas brasileiras mais fortes, ao lado de players como Nubank, Ifood, Tramontina, O Boticário, Americanas e Magazine Luiza. O ranking que avaliou 1.700 empresas brasileiras considera a relevância da marca e do negócio, além da sinergia entre os produtos e serviços na experiência ao consumidor. O BAV é o maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo e mensura o vínculo emocional com os consumidores. Essa conquista, de acordo com especialistas, resulta da relevância do Sebrae enquanto guardião das micro e pequenas empresas e por sua rápida digitalização e adequação às necessidades do segmento durante e após a pandemia.

Detalhes de programação

A programação será de 4h diárias, de segunda a sexta-feira, com conteúdos audiovisuais inéditos, divididos entre jornais, programas de TV, boletins, matérias, reportagens, entre outros. O canal terá espaço para programas educativos, incluindo cursos práticos com direito à certificação do Sebrae, referência na disseminação de educação empreendedora.
Ao todo, serão mais de 10 programas produzidos para representar a dimensão do empreendedorismo na sociedade, com uma grade completa para gerar impacto na audiência. Para isso, será necessário o trabalho de produção formado por equipe, pesquisa e roteiro, entre outros recursos de pós-produção necessários para a transmissão.

Confira abaixo um pouco da programação:

O Jornal Empreendedor será uma atração diária, com entrevistas e matérias sobre os assuntos do dia que mais interessam aos pequenos negócios, como as pautas em tramitação no Congresso, no Judiciário e no Executivo, além das principais notícias da economia.

Já o programa “Como eu faço?” terá 2h de duração e será focado em temas relacionados à gestão, a partir de uma dúvida real de um cliente do Sebrae. Caberá às áreas técnicas do Sebrae apresentarem a resposta e apontarem soluções e orientações.

O microempreendedor individual (MEI) terá um espaço exclusivo, o “Vida de MEI”, com 30 minutos de conteúdo focado no dia a dia desse público. As informações poderão ser do Sebrae ou de parceiros.

O “Empreendedor do Campo” vai percorrer o universo dos pequenos negócios do agronegócio brasileiro, mostrando como o segmento agrega ao país e as ações do Sebrae para esse público específico.

A grade da programação inclui ainda a TV Sebrae em Rede, que será dedicada à programação dos estados, a partir de uma curadoria do que há de melhor nas unidades regionais do Sebrae.

Sobre o Sebrae 50+50

O lançamento do Canal Empreender faz parte de uma agenda de eventos previstos para o cinquentenário do Sebrae, celebrados neste 5 de julho. O dia contará com a inauguração do Mural dos Colaboradores e da Exposição 50+50, live de Celebração do Aniversário, entre outras ações previstas para o público interno. As comemorações serão encerradas com evento intitulado “O Sebrae em Cinco Décadas”, seguido de coquetel para autoridades e parceiros.

As atividades que marcam os 50 anos de existência giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

  • Adaptação
  • CNPJ
  • Colaboradores
  • Empreendedorismo
  • Empresas
  • Franquias
  • Gestão
  • Impacto
  • Nacional
  • Negócios
  • Pesquisas
  • Trabalhadores
  • Varejo