A partir da próxima semana, as prefeituras que já aderiram ao projeto Município Mais Empreendedor começam a receber os kits para equipar o espaço, onde funcionará a Sala do Empreendedor na cidade. O anúncio foi feito pelo diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, na tarde desta quarta-feira (24), durante a abertura do I Congresso e Feira de Oportunidades de Negócios para Municípios do RN (Conefern), que acontece na Arena das Dunas, em Natal, até amanhã. O programa é resultado de uma parceria entre a instituição, a Assembleia Legislativa do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn)
“Vamos levar 167 Salas do Empreendedor para cada um dos municípios do Rio Grande do Norte. A partir dos primeiros dias de setembro até o fim do ano estaremos trabalhando em todos os municípios do estado, de Natal à Vila Flor. Cada um passará a operar com todos os serviços que o Sebrae oferece em suas agências no suporte ao empreendedor, desde a cultura empreendedora até as compras governamentais. Queremos criar condições e um ambiente favorável à livre iniciativa, ao fomento ao empreendedorismo e ao apoio às micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte”, assegurou o diretor.
As salas do empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais dedicadas a fomentar a abertura de novos negócios, facilitando os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como a oferta de serviços exclusivos a Microempreendedor Individual (MEI). Os gestores municipais podem acessar o site do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br) para inscrever os municípios. Pelas regras do programa, cada prefeitura é responsável por disponibilizar um espaço físico, onde a Sala do Empreendedor será estruturada e equipada, e nomear um Agente de Desenvolvimento (AD), que é um articulador entre o poder público, o Sebrae e os empresários. Já o Sebrae fica encarregado de estruturar a sala, adotando um modelo funcional, acolhedor e confortável, com mobiliário e equipamentos.
A Sala do Empreendedor deverá estar conectada à Rede SIM, que é uma rede de simplificação, e, nela, o empreendedor terá acesso a um sistema conectado ao Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Tributação, Secretaria de Meio Ambiente e a Junta Comercial. O modelo de espaço que será instalado foi demonstrado ao público participante do Conefern e pode ser visto montado no estande do Sebrae no evento.
Solenidade
Além dos dirigentes do Sebrae-RN, incluindo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Itamar Manso Maciel, diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, e diretor superintendente, o Zeca Melo, a solenidade de abertura do congresso contou com a presença do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar (Babá) Pereira, autoridades estaduais e federais, além dos representantes das instituições parceiras.
Promovido pela Femurn, o Conefern conta com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios e o apoio da AMLAP; AMCEVALE; AMOP; AMSO-TR; AMS; Fecomércio RN; FIERN; IEL; SESI; SENAI; SEBRAE; CTR Potiguar; ELO; SENAC e Banco do Nordeste. Durante os dois dias serão debatidas uma série de pautas consideradas fundamentais para os gestores públicos do Estado. Além disso, mais de 40 estandes apresentam uma série de iniciativas com capacidade para beneficiar as administrações municipais.
O objetivo do evento é conhecer formas de organização do trabalho para uma Administração Pública mais eficiente e capacitar gestores municipais para uma melhor gestão pública municipal. “O nosso maior foco é buscar estratégias para contribuir com a melhoria das gestões municipais. Nossa meta é o fortalecimento dos municípios, garantindo à população que depende dos serviços públicos ações efetivas com resultados eficientes. O congresso foi concebido como mais uma ferramenta, visando o fortalecimento dos municípios”, disse Babá Pereira, destacando a importância das parcerias tanto com o setor púbico, como com a iniciativa privada como o Sebrae, Fiern, Fecomercio, entre outros.
As discussões do evento giram em torno de quatro eixos temáticos: Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade. O Congresso e a Feira são voltados para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, empresários, empreendedores, parceiros públicos e dirigentes de entidades privadas. A programação completa e mais informações estão disponíveis no link: https://conefern.com.br/.