Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 John Elkington, conhecido como o “pai da sustentabilidade”, será o principal palestrante do fórum.
ASN Nacional 29/07/22 às 08:51 Atualização 03/08/22 às 16:35
Compartilhe

Fórum Encadear destaca a importância da agenda ESG para os pequenos negócios

Por Da Redação
ASN Nacional 29/07/22 às 08:51 Atualização 03/08/22 às 16:35
Compartilhe

Capital dos negócios no Brasil, São Paulo recebe a terceira edição do Fórum Encadear nos dias 17 e 18 de agosto. O evento, promovido pelo Sebrae a cada quatro anos, tem o objetivo de contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação nos pequenos negócios inseridos ou com potencial de inserção nas cadeias de valor de grandes empresas. Em 2022, o tema será a agenda ESG (sigla, em inglês, para Sustentabilidade, Social e Governança).

A competitividade e a inovação foram, respectivamente, os temas principais das duas primeiras edições. Já o evento deste ano terá como como mote a sustentabilidade – completando o tripé da estratégia do Conexões Corporativas, programa do Sebrae. Para a analista de Competitividade do Sebrae Adriana Menegaz, o objetivo do evento é promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades que visem ampliar o potencial de rentabilidade dos pequenos negócios inseridos na cadeia de valor por meio de relacionamento com grandes empresas e da consequente melhoria da gestão através da adoção de práticas sustentáveis nos aspectos de governança, social e ambiental.

“A adoção de critérios de ESG surge como um caminho sem volta para qualquer negócio. Além dos aspectos ambientais e sociais, já amplamente difundidos, tem-se agora o aspecto da governança, essencial para que se estabeleça uma gestão que considere a adesão às normas, a transparência e a ética como requisitos indispensáveis à perpetuidade dos negócios. A agenda de sustentabilidade permite que os empresários tenham uma visão mais ampla do seu negócio e dos mercados com os quais se relacionam ou que pretendem se relacionar. Neste sentido, incentivamos as MPE a aperfeiçoarem a gestão do negócio, com as finanças organizadas, os processos bem dimensionados e as pessoas motivadas e alocadas nas melhores posições, bem como que mantenham o olhar atento aos requisitos/exigências dos clientes/mercados”, enfatiza a analista.

Programação

Considerado um dos pioneiros do movimento de sustentabilidade corporativa e conhecido como o “pai da sustentabilidade”, John Elkington será o principal palestrante do fórum. O autor do livro “Cisnes Verdes: a explosão do capitalismo regenerativo” se apresenta no dia 17, às 10h. Na sequência, a programação inclui também quatro painéis e mais uma palestra. Além dele, a programação inclui quatro painéis com líderes de grandes empresas: “Potencialize os resultados com práticas ESG na cadeia de valor”; “Competitividade de ponta a ponta”; “Inovabilidade como fator de diferenciação” e “Construir o futuro e sustentar a transformação”.

Já no segundo dia de evento, serão mais de 20 palestras com temáticas de inovação, investimento e negócios, como digitalização, ESG para pequenos negócios, empreendedorismo feminino, entre outros. Também no dia 18, a proposta é a geração de negócios entre grandes e pequenas empresas, com a divisão do evento em três ambientes: Negócios – quando será realizada uma rodada de negócios presencial com 30 âncoras –, Inovação – com a exposição de soluções de cleantechs de projetos do Sebrae – e Investimento – que prevê uma banca de investidores. Paralelamente, a programação inclui três palcos com palestras e cases de 20 a 30 minutos com temas de interesse do pequeno negócio. Está previsto ainda o espaço 50+ Sebrae, com diversas soluções da instituição, como Catalisa, Capital Empreendedor, Lider e Cidade Empreendedora, Sebrae Delas, Brasil Mais, Energia, Centro de Sustentabilidade do Sebrae e o próprio Conexões Corporativas.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país

Para saber mais:

Fórum Encadear – Agenda ESG: conectando competitividade, inovação e sustentabilidade na cadeia de valor

Data: 17 e 18 de agosto

Local: Hotel Transamérica em São Paulo.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas