ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae discute maior apoio às MPE para enfrentamento da crise

No primeiro dia Fórum do Desenvolvimento da ABDE, presidente Carlos Melles defendeu maior acesso ao crédito aos pequenos negócios e continuidade de medidas emergenciais
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae marcou presença no primeiro dia do Fórum do Desenvolvimento 2021, realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A 6ª edição do evento, que acontece de forma online até sexta-feira (30), teve a participação do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, na mesa redonda “SNF entre a crise da Covid-19 e a retomada sustentável”. Durante o painel, ele destacou a atuação do Sebrae para apoiar os donos de micro e pequenas empresas na pandemia e defendeu maior acesso a crédito ao segmento, entre outras medidas.

“É importante dizer que ano passado o Brasil bateu recorde de fomento às micro e pequenas empresas com grande participação do BNDES, BMDG e outros bancos de fomento, bancos estatais, mas ainda é pouco. É preciso que se irrigue mais o setor para fazer jus ao desenvolvimento que elas promovem no país”, disse.

Melles também destacou que o cenário da pandemia acentuou desigualdades no país e que o Sebrae vem cumprindo a missão de se colocar ao lado dos donos de pequenos negócios para preservar os negócios que mais geram empregos no Brasil. Para isso, ele ressaltou a atuação do Sebrae, desde o início da crise, no processo de digitalização desses negócios, bem como no acesso ao crédito de forma assistida, sem perder o foco na educação empreendedora.

“O maior desafio que vivemos agora é dar suporte para que as micro e pequenas empresas consigam retomar o faturamento, que foi fortemente impactado pelo isolamento social. Estamos acompanhando o cenário por meio de pesquisas para analisar as necessidades das micro e pequenas empresas, além de estudarmos junto ao governo federal medidas emergenciais que funcionem como um relaxamento para o pagamento de dívidas”, afirmou.

O presidente do Sebrae também declarou que durante encontro recente com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e equipe, discutiu a possibilidade de prosseguir com medidas importantes, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e a edição de uma nova MP do BEm. O Sebrae faz parte da ABDE, que reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país e compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF) e, por sua vez, a Associação compõe o Conselho Diretivo do Sebrae.

Além da participação do presidente do Sebrae, o painel contou com as contribuições do diretor de Governo do Banco do Brasil, Ênio Mathias Ferreira; do diretor de Riscos e Controles do Banco Sicoob, Rubens Rodrigues Filho; e do presidente da Fomento Paraná, Heraldo das Neves. Eles apresentaram panorama da atuação de suas instituições para o enfrentamento da Covid-19, em especial, no que diz respeito à criação de linhas de fomento.