Crescer é um dos principais desejos dos microempreendedores individuais (MEI). Com o cenário de pandemia, crescer de forma organizada se tornou um desafio ainda maior. E para passar por essa barreira, muitos empresários têm buscado capacitações e soluções do Sebrae Alagoas para adaptação à nova realidade. Em Alagoas, um deles é o empreendedor Ewerton Santos, da empresa Edilson 100% Bebidas.
Há mais de 11 anos de atuação no mercado, a empresa fica no bairro da Serraria, em Maceió, e trabalha com a venda de uma grande variedade de bebidas, entre elas destilados e cervejas. Ao receber uma consultoria empresarial de acordo com as necessidades da empresa, sobretudo com suporte em relação ao MEI, Ewerton viu o negócio ganhar mais visibilidade e passou a aumentar a clientela.
“O que me levou a procurar o Sebrae foi a necessidade de crescer e de organizar mais toda nossa empresa. Com esse trabalho, hoje, o que mais mudou foi nossa visibilidade no mercado nesse último ano. Aumentamos quase que o triplo no número de clientes”, afirma.
Mesmo com o seu negócio afetado pela pandemia, por conta dos decretos de restrições ao funcionamento e horário de vários segmentos, Ewerton considera que a orientação dada na consultoria lhe ajuda a superar as eventuais adversidades surgidas. Há pouco mais de um ano, a empresa passou a atuar com delivery e a incluir as vendas em plataformas digitais como Ifood, Instagram e WhatsApp.
“Prezamos bastante o bom atendimento e agilidade nas entregas, que hoje sem dúvidas é o nosso diferencial. A pandemia não só afetou o negócio somente no início, mas como nos afeta até hoje. Porém, com toda a consultoria do Sebrae e essas novidades, atualmente conseguimos, sim, driblar os problemas colocados por essa fase”, destaca Ewerton.
O empreendedor também enfatiza a importância de se capacitar e buscar orientação para se manter no mercado. “Na verdade, você só cresce no mercado se tiver um diferencial. Hoje o mercado está muito competitivo e para que seu negócio tenha visibilidade não adianta apenas ter os produtos e um número de telefone. As plataformas digitais estão aí. O empreendedor tem que fazer acontecer e se destacar”, pontua.
Com a consultoria empresarial do Sebrae Alagoas, Ewerton também passou a fazer planos para o futuro da empresa. “Nosso maior plano atualmente é abrir uma segunda loja na parte alta de Maceió e assim expandir mais nossa empresa. Nossa expectativa é alta em relação aos próximos meses, mas estamos avançando com calma para que não tenhamos prejuízo”, conclui.
Atendimento remoto
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 30 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar o link.